O Município de Ladário, com uma história rica e um potencial vibrante, está pronto para dar um salto em direção ao futuro com a implementação de seu novo Plano Diretor. Após audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, no dia 26 de fevereiro deste ano, e consulta pública a respeito, o Plano Diretor de Ladário esta em fase final de formulação e prestes a ser apresentado ao público para avaliação, possíveis contribuições e posterior implementação. Fundamentado em uma visão estratégica que prioriza o desenvolvimento econômico sustentável, o plano delineia uma série de iniciativas ambiciosas que objetivam transformar a paisagem urbana e impulsionar o bem-estar de seus habitantes.
"Um aspecto crucial do Plano Diretor é o novo zoneamento urbano, que estabelece áreas de expansão urbana, duas zonas industriais, uma zona portuária de cargas, um cinturão verde para preservação ambiental e uma definição clara do sistema viário. Essas medidas visam a organização e o crescimento ordenado da cidade, garantindo um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável", explicou o Prefeito de Ladário, Iranil de Lima Soares.
No cerne dessa nova visão está o impulso à industrialização, logística e turismo, áreas-chave que prometem não apenas gerar empregos, mas também atrair investimentos e estimular o crescimento econômico local. Para sustentar esse crescimento, o plano diretor identifica a necessidade urgente de grandes obras de infraestrutura, incluindo a drenagem de águas pluviais, asfaltamento e saneamento básico. Além disso, o plano prevê a construção de Centros Educacionais e de Saúde, como Unidades Básicas de Saúde e Maternidades, garantindo o acesso universal a serviços essenciais e promovendo o bem-estar da comunidade.
O Plano Diretor está disponível na página eletrônica da Prefeitura Municipal na internet
https://www.ladario.ms.gov.br/elaboracao-do-plano-diretor . Na sequência, deve ocorrer uma audiência pública para oitiva pelo Poder Público das contribuições da sociedade e posterior inserção no plano daquelas que forem acatadas. Por fim, o Plano Diretor e a minuta da respectiva lei serão encaminhados para o Poder Legislativo Municipal, para analise, deliberação e aprovação.