21 MAR 2024
Ladário concorre ao Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Na última terça-feira, 19 de março, a Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação Municipal de Turismo, acompanhou uma equipe técnica do Sebrae/MS, composta pelos consultores Murilo Goiris e Vanessa Reis, junto à comunidade da APA Baía Negra, localizada na zona rural de Ladário. A visita aconteceu em continuidade a segunda etapa do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) na qual Ladário concorre.

A Fundação de Turismo de Ladário submeteu ao citado prêmio o projeto "Multiplicadores Ambientais - Cuidando dos Bens Comuns", que teve início em 10 de abril de 2023. O projeto tem como objetivo capacitar os moradores da Área de Proteção Ambiental Baía Negra, visando cultivar o sentimento de pertencimento, promover a organização comunitária e garantir uma gestão responsável dos recursos naturais. Através desse esforço conjunto, busca-se fortalecer a governança local e promover uma conexão harmoniosa entre entidades e residentes.

O projeto foi inscrito na categoria de Sustentabilidade e Meio Ambiente, o que demonstra o compromisso da atual gestão com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável na região. "O Sebrae/MS esteve na APA Baía Negra em um processo de avaliação para verificar como o projeto está sendo desenvolvido na prática. Nesse sentido, foram avaliados pontos como: propostas problemas, objetivos elencados, os resultados alcançados" afirmou a Consultora do Sebrae, Vanessa Reis.

E prossegue a consultora Vanessa: "pudemos verificar ainda que as 38 famílias que residem no local estão promovendo a sustentabilidade e o fortalecimento do meio ambiente na região, impedindo o desmatamento na APA Baía Negra, com geração de emprego e renda para a comunidade.  Esse avanço se dá por meio do empreendedorismo, com o surgimento do artesanato, da elaboração de doces, entre outros serviços e produtos que são comercializados. Além disso, foi proposta pela prefeitura uma rota turística na região, o que proporciona uma maior visibilidade para o local e leva o nome da APA Baía Negra e de Ladário para fora do de Mato Grosso do Sul, e incentivando a visitação por outras pessoas".

Com a possibilidade de premiação estadual e nacional, a Fundação de Turismo segue empenhada em representar Ladário em cada etapa desse processo. A parceria com o Sebrae/MS nessa jornada de inovação e empreendedorismo no setor público enriquece a experiência, que já durante o processo leva benefícios a toda a comunidade.
Fonte: Fundação Municipal de Turismo