16 MAI 2023
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
Prefeitura de Ladário decreta 3 dias de luto pelo falecimento de Dona Zizi
Faleceu ontem, 15 de maio, aos 89 anos, Erzira Oliveira dos Santos, Dona Zizi, Erzira Oliveira dos Santos, a "Dona Zizi", a 1ª vereadora mulher do município de ladário-ms, honrosamente homenageada no livro forças vivas da nação 1979, como a primeira vereadora negra a nível nacional; pessoa de grande relevo na história política, cultural e religiosa de Ladário. Em decorrência do ocorrido, a Prefeitura Municipal de Ladário decretou 3 dias de luto, a partir de 16 de maio.

Dona Zizi teve sua vida dedicada à comunidade ladarense no que diz respeito à consolidação das religiões de matriz afro-brasileira, ao desenvolvimento de políticas públicas e ao incentivo às celebrações e festas do calendário católico e candomblecista. Sua biografia é assinalada pela política, festa, devoção, protagonismo e o pioneirismo da mulher negra.
Erzira Oliveira dos Santos, foi tema de um trabalho acadêmico de Conclusão de Curso da pesquisadora Maria Eduarda R. Silva, formada em Ciências Sociais e mestranda em Antropologia, com o título "Estudo de caso sobre as memórias de uma religiosa afro-brasileira em Ladário/MS", UFMS - Campo Grande, 2020.

Sobre a Dona Zizi, consta no trabalho citado que "ela transita por distintas esferas do social, como a política e a educação. Como mulher negra, afirma nesses espaços de poder e de formação a presença do popular em sua condição de saber, de resistência, de tradição e do novo, que vem da voz feminina".