15 MAI 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Dia do Assistente Social é comemorado nesta segunda-feira com trabalhos realizados pelo SUAS
 A política de assistência social oferece um conjunto de serviços para garantir que o cidadão não fique desamparado quando ocorram situações inesperadas, nas quais a sua capacidade de acessar direitos sociais fica comprometida.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ladário, possuiu no total 07 Assistentes Sociais distribuídos em seus equipamentos, sendo Órgão Gestor, CRAS, CREAS e Acolhimento Institucional, além de mais dois atuando na área da saúde. Prestando uma parceria com as outras secretarias sempre que necessário.

Os profissionais compõem equipes de referência, que são constituídas por um número de profissionais capazes de identificar riscos e vulnerabilidades da população dentro de um determinado território e direcionar suas intervenções com o objetivo de consolidar a proteção social para quem dela necessitar.

O SUAS, assim como o SUS, que é um sistema público que garante a segurança social e tem como objetivo garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

A assistência social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, visando o enfrentamento da pobreza, a garantia dos mínimos sociais, o provimento de condições para atender contingências sociais e a universalização dos direitos sociais.

A Assistência Social conta com uma extensa rede de unidades públicas, que realizam atendimentos para pessoas ou grupos de crianças, de jovens, de mulheres, idosos, pessoas com deficiência e outros.

Os benefícios assistenciais fazem parte da política de Assistência Social e são um direito do cidadão e dever do Estado. Também são eles: o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), o Auxílio-Inclusão e os Benefícios Eventuais.

O Prefeito Municipal de Ladário, Iranil Soares declarou que “nossa administração está munida de aparelhamento e profissionais especializados, para atender e acolher a comunidade de maneira a cumprir a legislação regente, de forma humanizada àqueles que mais necessitam”.
Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social