23 MAI 2017
128 pessoas já foram registradas este ano em Ladário – Cartório registra mesmo quem nasceu em outras cidades

O Cartório Notorial e de Registro Civil de Ladário está registrando como ladarenses, pessoas que nascem em outras cidades do país, desde que os pais morem ou trabalhem na cidade. É uma garantia a partir de uma modificação feita na lei 6015, que é a lei dos registros públicos. Desta forma, acaba o problema de Ladário não ver crescer sua população porque a cidade não tem maternidade e, a maioria dos seus filhos nasce na Maternidade do Hospital de Caridade de Corumbá.

"A partir do momento que cresce o número de registros na cidade e de opções de crianças que adotam a naturalidade de Ladário, eu creio que isso pode trazer recursos para a cidade", disse o tabelião e registrador Leonardo Couto Giffoni dos Santos, responsável pelo cartório de Ladário. Ele avaliou que "essas estatísticas irão para o IBGE, irão para os órgãos públicos e isso irá trazer recursos para o município".

Os pais têm 15 dias para registrar os filhos ou filhas recém nascidos, mas quem perder o prazo ainda pode proceder o registro sem pagar nada por isso ou ser multado. Para isso, basta procurar o cartório com os documentos pessoais e a Declaração de Nascido Vivo (DNV), um documento amarelo expedido pelas maternidades. "Com esses documentos, os pais comparecem aqui no cartório e nós fazemos o registro de forma rápida, sem cobrar nada, sai na hora e a criança ainda terá o seu CPF", afirmou Leonardo.

Durante muito tempo Ladário enfrentou problemas com o registro de sua população. É que, a cidade só tem a maternidade da Marinha, dentro do 6º Distrito Naval, onde nascem os filhos dos militares. Durante alguns poucos anos, funcionou no município a maternidade Rigoberta Bezerra, mas logo suas portas foram fechadas e os partos voltaram a ser feitos tão somente em Corumbá, cidade que fica ao lado da Pérola do Pantanal.

Com a abertura da lei de se fazer o registro na cidade onde a família vive, a expectativa é de que a população do município cresça verdadeiramente nos próximos anos. É que os filhos de ladarenses vão ser registrados como ladarenses e não como corumbaenses como vinha acontecendo, fazendo com que a população cresça nominalmente.

Este ano, 128 pessoas já foram registradas em Ladário. Em janeiro, foram 22 registros, em fevereiro 15, em março 27, em abril 44, e em maio, até agora, 22 registros aconteceram no município. O cartório de registros fica na Avenida 14 de março, nº 704, no centro da cidade, bem em frente ao Centro Espírita Vicente de Paulo.