25 MAI 2017
Reajuste de professores será de 7,64% e demais servidores poderão ter duas reposições este ano

O prefeito Carlos Ruso assinou agora à pouco o projeto de lei 006/2017 que trata do reajuste salarial dos servidores públicos municipais. "Depois de dois anos sem reajuste, os servidores finalmente terão a sua merecida reposição. Não são os índices que gostaríamos de dar, mas estamos trabalhando para que todos possam ter aquilo que é justo", afirmou o prefeito, lembrando que administração anterior passou dois anos sem repor sequer as perdas dos funcionários públicos de Ladário.

Atendendo a legislação nacional que estipula o piso salarial dos professores, a categoria receberá um índice maior, baseado no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O percentual será de 7,64%, de acordo com o índice do IPCA.

Os demais servidores terão 4,08% de reajuste que também será estendido aos inativos aposentados pelo regime próprio e pensionistas. O prefeito, o vice-prefeito, secretários e servidores contratados, não terão direito à reposição que se limita aos funcionários de carreira.

O reajuste passa a valer a partir deste mês de maio, se a Câmara aprovar o projeto que foi protocolado no final da tarde desta quinta feira, 25 de maio. "É um assunto que nós estamos tratando com a Câmara desde o início, embasados dentro da lei, por isso confio que os vereadores vão aprovar o projeto, que já era de conhecimento deles, o mais rápido possível", afirmou Ruso.

Se os vereadores forem rápidos, os percentuais já serão incluídos na folha de pagamento deste mês, prevista para ser quitada, até o dia 31 de maio. Se houver demora, a prefeitura vai pagar a folha e depois poderá fazer uma complementar ou pagar o retroativo na folha de junho.

Carlos Ruso, disse que está cumprindo com o compromisso feito com os servidores e que irá intensificar ainda mais os trabalhos da administração, para melhorar o desempenho de arrecadação do município. "Talvez até novembro nós possamos complementar o reajuste do pessoal que não pertence à educação. Tudo vai depender da arrecadação, de adequarmos as nossas despesas dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal", garantiu o prefeito.

Ruso alertou para as dificuldades que o município vem passando por causa das crises que acontecem no Brasil. Por isso ele afirmou que pretende contar com o apoio do funcionalismo para garantir governabilidade tranquila ao município. "Até agora, estamos administrando de acordo com aquilo que manda a lei sem maiores problemas. Esperamos continuar assim e melhorar, mas temos que ter o apoio dos servidores e da população", concluiu.