16 JUN 2015
Programação Especial faz homenagem aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo

A Batalha Naval do Riachuelo foi comemorada em 11 de junho, mas o município de Ladário, como forma de homenagear os heróis do combate, decidiu estender as atividades alusivas para esta data tão especial para o País, e principalmente para o Estado de Mato Grosso do Sul.

Nesta terça-feira, 16 de junho, a programação será aberta com o Cine na Rua que trará um pouco da história da Marinha em Ladário, e variados curtas metragens infantis em parceria com o Sesc. A sessão terá início às 18 horas em frente à Estratégia de Saúde da Família Centro, localizada na Rua Cunha Couto, entre as ruas Riachuelo e Almirante Frontin.

Para o dia 18 de junho, foi preparada uma palestra sobre a história, cultura, perspectivas e potencialidades da Marinha em Ladário, a partir das 19 horas no Lions Clube da cidade. Já para o dia 21 de junho, as atividades serão ao ar livre com a participação de servidores, população e alunos de escolas municipais na tradicional Corrida Rústica do Riachuelo pelas principais ruas do município, com a saída às 7h30 e chegada em frente ao pórtico.

As crianças da Reme não poderiam ficar de fora das comemorações, e por isso, foi pensada para elas uma Gincana Esportiva: Programas Força no Esporte e Mais Educação, durante os dias 24 e 25 de junho, no Clube Camala às 8 horas, e no dia 26 de junho haverá as premiações da Gincana e da Corrida Rústica dos alunos das escolas municipais.

Com o intuito de exaltar a épica vitória da tropa, no dia 25 de junho, às 19 horas será realizada uma noite cultural em homenagem aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo.

Finalizando a semana de comemorações, no dia 26 de junho às 14 horas, estarão disponíveis na Escola Municipal Professor João Baptista, as atividades realizadas pelos alunos das escolas municipais, entre eles: exposição de desenhos livres criativos; apresentação da banda de percussão; apresentação de teatros; exposição e declamação de poesias e a apresentação de dramatização da Batalha Naval do Riachuelo.

A Batalha

Há exatos 150 anos, a vitória garantiu a liberdade de navegação nos rios Paraná, Paraguai e seus afluentes, permitindo o transporte com segurança, soldados, artilharia e mantimentos, inviabilizando a ofensiva inimiga.