13 SET 2023
PLANEJAMENTO URBANO
Cidade Empreendedora: o tema é sustentabilidade em Ladário
Na manhã dessa terça-feira, 12 de setembro, a Prefeitura de Ladário recebeu visita de comitiva do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - para tratar do programa Cidade Empreendedora. Entre os presentes estavam o Prefeito de Ladário, Iranil Soares; o Secretário de Municipal de Administração, Luciano Jara; o Assessor Instucional da Prefeitura de Ladário, Alexandre Ohara; Larissa Ferreira Moraes Costa, Analista Técnica Sebrae MS - Regional Oeste; Volmir  Meneguzzo, Consultor do Sebrae MS; O encontro aconteceu no Paço Municipal, localizado na rua Corumbá, nº 500, no centro de Ladário.

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o 'Cidade Empreendedora' é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Ladário integra o ciclo 2023/2024 da iniciativa desde abril deste ano. No encontro ocorrido na Prefeitura na terça-feira, 12 de setembro, forma discutidas estratégias para efetivação do Plano de Sustentabilidade no Município.

"Iniciamos hoje, 12 de setembro, o diálogo com as pastas da Educação, do Turismo, do Meio Ambiente, para levantar as ações de sustentabilidade e tratamento de resíduos sólidos que já são executadas no município e precisam ser difundidas. Um exemplo é compra da merenda escolar e as hortas cultivadas em algumas unidades escolares da cidade. Vale a pena demonstrar para os turistas que isso acontece em Ladário", ressaltou Volmir Meneguzzo, Consultor do Sebrae MS. E prosseguiu Volmir que "nessa primeira fase, vamos começar a levantar ações e projetos de sustentabilidade do município que estão em execução ou que já prestes a serem efetivados".

"Essa é uma proposta esclarecedora, pois quando pensamos em sustentabilidade vem logo a mente algo macro e de grande envergadura. Mas há práticas sustentáveis que já fazem parte da nossa rotina. Poderíamos utilizar projetos sustentáveis por exemplo na Escola Municipal Professor João Baptista, que possui uma ampla cobertura e com a qual seria possível realizar a captação e reaproveitamento da água das chuvas e a instalação de placas solares para geração de energia elétrica", afirmou o Prefeito Iranil. E complementou: "outro protótipo possível seria a instalação de células fotovoltaicas [dispositivo elétrico responsável por converter a energia da luz do sol diretamente em energia elétrica] na iluminação pública para geração de energia para os postes da cidade.

Essa fase do programa Cidade Empreendora deve se desenrolar pelas próximas semanas com o levantamento e sugestões no âmbito de ações sustentáveis executadas no município, em cooperação e consultoria do Sebrae e participação das Secretarias e Fundações Municipais de Ladário.