20 ABR 2023
Dia “D” de combate as Arboviroses tem ações de prevenção por toda Ladário
Durante a manhã desta quinta-feira, 20 de abril, as equipes de endemias e de saúde realizaram ações nos bairros Boa Esperança, Seac, Mixta, Santo Antônio e Centro. As ações foram realizadas pelas ruas da cidade e nas sete Unidades Básicas de Saúde.

As atividades de consciêntização e visitas nas casas foram feitas com os Agentes de Endemias, em parceira com os militares da Marinha do Brasil. A equipe realizou educação em saúde, retirou objetos acumuladores de água, que são criadouros do Aedes. Além de distribuir panfletos informativos sobre as ações de combate ao mosquito.

Segundo Marcos Pereira, coordenador de vetores, o município está entrando em alerta, por isso começamos a fazer esse trabalho de visitas nas casas. Já visitamos toda a parte alta, o Alta Floresta I e II, Nova Aliança e Santo Antônio.

"Hoje é o dia D, mas nós estamos fazendo essas ações desde o mês passado, para conscientizar a população, pois só o poder público não consegue combater o mosquito da dengue sozinho. Por isso é importante ter o apoio da cosncientização e apoio de toda a comunidade para que consigamos baixar o indíce do município.

As sete unidades de saúde estavam com seus profissionais realizando orientações ao munícipes que procuravam a unidade para atendimento.

A secretária de saúde, Josiane Braga, lembrou que essas doenças causadas pela arboviroses, são de responsabilidade de todos.

"Não podemos deixar que apenas a Prefeitura realize o trabalho de limpeza da cidade, mas cada morador ladarense tem que fazer a sua parte e limpar o seu quintal e a sua calçada. Se cada um fizer a sua parte, juntos conseguiremos vencer essas doenças como a dengue e suas variantes", pontuou Josiane.

Da parte alta da cidade foram tirados 12 caminhões de resíduos da limpeza das casas.

Alex Tavares Vieira, morador do bairro Santo Antônio, lembrou da importância do morador fazer a sua parte, ainda mais para quem tem filhos.

"Eu tenho uma noção básica de limpeza, e como tenho uma filha, mantenho sempre limpo meu quintal e mantenho a minha caixa d'água fechada. Agora com essa visita dos agentes de endemias tive mais dicas importantes para manter a limpeza da minha casa", disse Alex.

Por estarmos no período de chuvas e também estarmos tendo dias de sol e chuva, a  região torna-se um território endêmico para as arboviroses (doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela). O momento propicia a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal vetor dessas doenças.

Cuidados que a população deve ter:

Tampar bem tonéis e caixas d’água
Manter bem fechadas as lixeiras
Colocar areia nos suportes de vasos de plantas
Deixar garrafas sempre viradas de cabeça para baixo
Manter calhas sempre limpas
Não deixar pneus em locais descobertos
Trocar diariamente a água dos bebedouros de animais
Manter limpa a bandeja externa da geladeira
Manter limpo os ralos e com aplicação de telas
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde