06 JUL 2017
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
Ladário é um dos melhores polos turísticos do centro oeste brasileiro

Construída à margem direita do rio Paraguai, no coração da maior planície inundável do mundo, Ladário é a cidade mais antiga de Mato Grosso do Sul e um dos principais polos turísticos do Pantanal. A vocação para turismo nasceu a partir da pesca amadora, mas Ladário também tem em seu calendário, eventos que atraem milhares de pessoas todos os anos.

?A nossa intenção é fortalecer ainda mais o setor a partir da profissionalização e capacitação daqueles que já atuam no meio, além, de efetivar projetos de estruturação da cidade para a atração de turistas?, afirma o prefeito Carlos Ruso que, esta semana, esteve com várias autoridades em Campo Grande e Brasília.

Na capital do Estado, Ruso manteve um encontro com o secretário de Articulação do governador Reinaldo Azambuja, Nelson Cintra. Cintra, que já foi superintendente de Turismo de Mato Grosso do Sul e esteve em Ladário no carnaval, é um parceiro na articulação de projetos que devem beneficiar o município.

Já em Brasília, o prefeito foi aos gabinetes do senador Pedro Chaves e do secretário do Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, Marlon Cambraia. O objetivo foi protocolar oficialmente os projetos da Orla Portuária e da Rodoviária Municipal, que dependem de verbas federais para serem efetivados.

A orla portuária é um antigo sonho dos ladarenses e deve urbanizar o porto do município, um dos principais locais de visitação. O projeto, desenvolvido pela mineradora Vale, está orçado em R$ 14 milhões, verba que está sendo articulada pelo senador Pedro Chaves que esteve no município conhecendo pessoalmente as potencialidades turísticas de Ladário.

Com 239 anos, Ladário sempre teve um grande fluxo de viajantes. Um dos motivos é a presença no município, desde 14 de março de 1873, da Marinha do Brasil. A história da cidade também tem muito a ver com os europeus que deixaram marcas na arquitetura ladarense e com os árabes que até hoje tem fortes vínculos sanguíneos com a população. Da América do Sul, a consanguinidade é com bolivianos e paraguaios que têm grandes influências na cultura, no comércio e na culinária do povo pantaneiro.

As belezas naturais, a pesca e o turismo de aventura são grandes atrativos que vêm sendo trabalhados com mais intensidade nos últimos anos. A estruturação da orla portuária deve dar ainda mais sustentação a esses braços do turismo e à contemplação já que, no Porto de Ladário se pode apreciar um dos maiores espetáculos da terra, o por do sol pantaneiro.

As festas que fazem parte do calendário do município também atraem muita gente, algumas pessoas que vêm de longe por devoção e fé. No carnaval, Ladário faz uma das melhores festas para a família com um paradoxo de tranquilidade e agitação, prezando pela segurança e garantia de diversão.

Fé e religiosidade são os pontos fortes das outras duas maiores festas do município. Em junho, o Arraial do São João Pantaneiro revive uma das maiores tradições, inclusive com levantamento do mastro e apresentações de cururu e siriri, na viola de cocho. Em outubro tem a Festa da Padroeira, Nossa Senhora dos Remédios que é tida pelos católicos como uma santa milagrosa, capaz de curar as enfermidades.

?Por tudo isso e muito mais, Ladário é um dos mais importantes municípios turísticos do centro oeste e do país, sem dúvida alguma. Nós estamos trabalhando para melhorar a estrutura e os atrativos, correndo atrás de efetivar projetos e aumentar as oportunidades?, finalizou o prefeito Carlos Ruso que aposta no setor turístico como uma das principais molas da economia da região.