07 JUL 2017
Formação continuada capacita professores para avançar no planejamento escolar

A primeira turma do curso de formação continuada ?Planejamento escolar, um aliado do fazer pedagógico?, foi diplomada nesta quarta feira, 06/07. A proposta da Secretaria de Educação é fazer um planejamento escolar mensal, de forma a melhorar o desempenho do ensino público na Rede Municipal de Ensino e, por isso, a formação foi fundamental para auxiliar os profissionais a entenderem melhor a nova forma de alcançar as metas.

?O planejamento vai estabelecer o que o professor pretende que seu aluno alcance, ou seja, é o estabelecimento de uma meta dentro daquela aula. O planejamento é para o professor um objeto para que se dê uma aula de uma forma clara e que alcance as expectativas dele, com vistas ao aluno que será o beneficiado por aqueles caminhos previstos para o aprendizado?, disse o professor mestre Daniel Mendes da Silva Filho, técnico da Secretaria Municipal de Educação.

Sara de Almeida, secretaria municipal de Educação, lembrou que  a formação continuada faz parte do Plano Municipal de Educação e que outras estão por vir. ?Agora mesmo, nas férias escolares, nós teremos formação para as atendentes de creches. Será uma semana de formação com os técnicos da secretaria e com a equipe de nutrição. A formação continuada acrescenta conhecimentos, habilidades e é um momento de interação para trocar experiências de trabalho?, afirmou Sara.

O Assessor Executivo da Prefeitura, Rodrigo Arruda, representou o prefeito Carlos Ruso na formatura. Ele lembrou que: ?As coisas não caem do céu, é preciso ir busca-las, correr atrás, mergulhar fundo, voar alto?. Além disso, Rodrigo expressou o desejo do prefeito em continuar aprimorando a Rede Municipal de Ensino com a efetivação da aplicação de mais recursos no setor.

A secretária de educação classifica os investimentos em formação dos profissionais como um dos mais importantes. ?Só assim iremos atingir os nossos objetivos, através de capacitação, através de troca de conhecimento, de experiências, e valorizando o que a gente tem de melhor que é o povo ladarense que tem muito conhecimento, é rico em cultura, é um povo destemido e que tem garra para trabalhar? finalizou ela.

O professor Daniel, salienta que o planejamento e a divulgação dos cursos de capacitação, estão em um blog criado para fomentar esses eventos. A ferramenta serve inclusive como uma sala de aula virtual. O endereço eletrônico é: www.cursossmel.blospot.com.