08 MAI 2017
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
Guarda Municipal instala câmeras para melhorar segurança de prédios públicos

Seguindo a linha da administração, de usar a criatividade para trabalhar para a população e ampliar o conforto e a segurança dos munícipes, a Guarda Municipal instalou câmeras de segurança em dois prédios públicos de Ladário. Os equipamentos estão ativos 24 horas, no Receptivo Rodoviário e na Biblioteca do Sesi.

"A intenção é aumentar a segurança, tanto dos agentes que fazem a guarda, quanto dos usuários e equipamentos. São locais que precisam de segurança redobrada, porque são muito frequentados", disse Ronilso Duarte, comandante da Guarda Municipal de Ladário. Ele explicou que o receptivo tem alta rotatividade de pessoas e, a biblioteca, já foi furtada. De lá, levaram oito computadores que até hoje não foram recuperados.

As câmeras são de última geração e têm um giro de 360 graus. A central de gravação fica no prédio da guarda com monitoramento constante. Os equipamentos foram adquiridos recentemente e aumentam a atuação da guarda que pretende ampliar o uso da tecnologia, como forma de combater a criminalidade.

"A intenção é adquirir mais equipamentos. Essa primeira foi para mostrar que dá certo, que podemos melhorar a segurança da cidade utilizando a tecnologia", disse Ronilso, complementando que, além das câmeras, foi adquirido um notebook que serve para fazer e armazenar as gravações. Ele também disse que é preciso contar com parcerias, como aconteceu desta vez,  que recebeu o apoio irrestrito do vereador Jonil Barcellos, que não mediu esforços para auxiliar na compra dos equipamentos.

As filmagens podem inibir a ação dos bandidos e também ajudar na identificação no caso de o crime acontecer. Na biblioteca mesmo, se houvesse câmeras, os ladrões poderiam ter sido identificados e a polícia poderia ter chegado até eles para recuperar os equipamentos. A biblioteca está funcionando com computadores emprestados do Instituto Federal de Educação, que gentilmente cedeu os equipamentos para repor os que foram furtados.