O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campus Corumbá, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e por intermédio do Programa Acessuas Trabalho, iniciou no município o curso de extensão de Cabeleireiro, com foco na inclusão produtiva, na geração de renda e no fortalecimento da autonomia de moradores.
Com carga horária de 40 horas, o curso oferece formação gratuita com aulas ministradas pelo professor Marcos Rogério, unindo teoria e prática. Os participantes contemplados recebem kit completo de trabalho e uma bolsa de auxílio no valor de R$ 400,00 ao final da capacitação. No total, 50 alunos participam do curso: 25 no período vespertino e 25 no noturno.
A ação prevê ainda o sorteio de três cadeiras de cabeleireira e três lavatórios de cabelo, incentivando o início imediato das atividades empreendedoras pelos formandos.
A realização do curso é fruto da articulação entre o IFMS e o Executivo Municipal. A iniciativa é executada pela Secretaria Municipal de Assistência Social dentro das ações estruturadas do Programa Acessuas Trabalho.
A coordenação técnica do projeto no IFMS é liderada pela Prof.ª Samara Melo Valcacer, Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Corumbá, e por Rosiany Amorim Bento Almeida, coordenadora do curso.
O projeto é financiado por emenda individual da senadora Soraya Thronicke e integra ações que ampliam o acesso à qualificação e incentivam o desenvolvimento econômico local. A iniciativa dialoga com metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente Igualdade de Gênero (ODS 5), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8) e Redução das Desigualdades (ODS 10), fortalecendo políticas públicas que beneficiam diretamente as famílias de Ladário.









