25 AGO 2023
25 de Agosto: Dia da Educação Infantil
Nesta sexta-feira, 25 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil. O dia compõe o trio de datas comemorativas que fazem de agosto um mês mais do que importante para a educação. A primeira, no dia 7, quando se celebra o Dia Internacional da Educação; a segunda, no dia 11, quando se comemora o Dia do Estudante; e a terceira, hoje, que marca a valorização da educação infantil.

Segundo informações do Governo Federal em seu sítio eletrônico na internet (https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2022/dia-nacional-da-educacao-infantil#:~:text=O%20dia%2025%20de%20agosto,a%205%20anos%20de%20idade), o dia 25 de agosto foi escolhido em homenagem à médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns, pois foi a data em que nasceu. Zilda dedicou sua vida ao trabalho assistencial para crianças.

O site governamental ainda esclarece que a educação infantil corresponde à primeira etapa da educação básica, tendo como público-alvo as crianças de 0 a 5 anos de idade.  A Educação Infantil, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (LDB, art.29), e desta forma cumpre um papel importante no desenvolvimento humano e social.

Nesse diapasão, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Educação, mantém 6 Centros de Educação Infantil, com 782 alunos matriculados, desde o berçário ao pré-escolar II. Além disso, 5 escolas da Rede Municipal de Educação - REME - possuem pré-escolar: João Baptista, Marquês de Tamandaré, Eduardo Malhado, 17 de Março e Maria Ana Ruso, que totalizam 319 alunos matriculados.

"A educação infantil, por atuar diretamente no período da primeira infância, é de suma importância para a formação social da pessoa e, consequentemente, da sociedade. Por isso, a atual Administração tem como uma de suas prioridades o suporte tanto material, com equipamentos e melhoria da estrutura das unidades de educação; quanto humana, com treinamentos e aprimoramento dos profissionais da educação. Tudo para ofertar uma educação de qualidade e viablizar uma Ladário melhor para todos nós", detacou a Secretária Municipal de Educação, Elizama Medina.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação