22 AGO 2023
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
FOMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Delegação Boliviana visita Prefeitura para discutir investimentos em Ladário
Na manhã dessa quinta-feira, 17 de agosto, a Prefeitura de Ladário recebeu a visita de uma delegação de autoridades e empresários bolivianos para tratar de futuros investimentos na Pérola do Pantanal. A reunião aconteceu no Paço Municipal, situado na rua Corumbá nº 500, no centro de Ladário, e contou com a presença do Prefeito Municipal, Iranil Soares; o Secretário Municipal de Administração, Luciano Jara; e demais Secretários Municipais, além de Felipe Mendes, Analista Técnicon do Centro SEBRAE Pantanal. Entre as autoridades bolivianas, o Cônsul da Bolívia em MS, Simons William Duran Blaccut; os Prefeitos de Porto Quijarro, Leonardo Luiz Chamby Montoya; e de Robore, Jose Eduardo Diaz Ruiz; a Prefeita de Carmen Rivero Tórrez, Celvy Orellana Costas; o Delegado da Prefeitura do Porto Suarez, Carlos Rivas Moreno; o Presidente da Camara de Indústria y Comercio (CAINCO), Luis Antonio Delgadillo; o Presidente da Associação dos Bolivianos em Ladário, Rilvertt Rios Huailla.

No encontro foram tratados as possibilidades de estreitamento das relações comerciais entre o Município de Ladário e as cidades bolivianas para abastecimento mútuo de produtos e serviços e a maior interação cultural entre as comunidades. Ademais, foram discutidos a criação de um Corredor de Integração Turística na região, bem como de uma feira BRAS X BOL para comercialização de mercadorias e gêneros alimentícios. Tudo com observação das questões técnicas e legislação aplicável.

"Queremos a ativação e não reativação da economia entre as nossas cidades com benefícios para brasileiros e bolivianos. Estou convencida que a feira vamos conseguir integrar turismo, gastronomia e comércio. Temos produtos que podemos oferecer ao mercado ladarense, assim como Ladário tem produtos a nos ofertar. Vejo muito potencial nesse diálogo", comentou a Prefeita de Carmen Rivero Tórrez, Celvy Orellana Costas.

"Parabenizamos o Prefeito Iranil por esse encontro e a ideia de integração para podermos trabalhar juntos", afirmou o Delegado da Prefeitura do Porto Suarez, Carlos Rivas Moreno. "Estamos avaliando a criação de uma Corredor de Integração Turística entre a prefeitura participantes que abarque gastronomia, cultura, comércio, e atrações. Temos 18 anos de experiência com a criação e participação em feiras e eventos semelhantes", explicou o Presidente da Camara de Indústria y Comercio (CAINCO), Luis Antonio Delgadillo.

"Queremos começar a trabalhar com a parte técnica para facilitar o fluxo da integração cultural e comercial aqui tratada. Dia 25 de outubro é o aniversário de Robore, no qual teremos dois dias de festival e queremos que Ladário participe", exclamou o Prefeito de Robore, Jose Eduardo Diaz Ruiz. "Trabalho tem que ser na prática e não na teoria. Vamos fazer tudo dentro da nossa competência para concretizar esse projeto", confirmou o Prefeito de Porto Quijarro, Leonardo Luiz Chamby Montoya.

"Temos a ideia de contruir um espaço comercial aqui em Ladário com a participação dos bolivianos. Para se ter uma ideia, 65% da economia de Corumbá se move com capital da Bolívia, seja no comércio, seja na rede hoteleira. Ladário tem várias demandas e necessidades e pensamos que os bolivianos podem supri-las. No aspecto da integração cultural, temos algumas representações em Corumbá e Campo Grande e ficamos felizes em saber da homenagem que Ladário fez recentemente à Bolívia e a cada boliviano que vive no município. Percebemos que o prefeito quer melhorar as condições do migrantes bolivianos e por isso fazemos um agradecimento simbólico com esse diploma que passo as mãos do Prefeito de Ladário, Iranil Soares", declarou o Cônsul da Bolívia em MS, Simons William Duran Blaccut.

"Há interesse em fazermos uma parceria para fomentar o comércio em Ladário com a cooperação dos bolivianos, bem como a criação de uma feira BRAS X BOL. Além disso, Ladário tem uma posição estratégica para o quem quer investir na região como um ponto de apoio para armazenamento de mercadorias, por exemplo. Estamos estudando quais incentivos fiscais a legislação vigente nos permite e queremos essa parceria faça parte do programa 'Cidade Empreendedora', que está sendo formulado em Ladário em parceria com o SEBRAE. Almejamos também a integração cultural entre nossas comunidades", asseverou o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.