11 ABR 2023
Prefeitura de Ladário forma Multiplicadores na APA Baía Negra
No dia 10 de abril, segunda-feira, a Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação Municipal de Turismo, lançou o projeto "Formação de Multiplicadores Ambientais na APA Baia Negra - Cuidando dos Bens Comuns". Representantes da Fundação de Turismo se reuniram com os moradores na Área de Preservação Ambiental - APA - Baía Negra, localizada na Rodovia Estadual MS-480, na zona rural de Ladário, a 4,5 km da área urbana do município.
A APA Baía Negra, inserida no bioma do Pantanal Sul-Matogrossense, é uma região que possui riquezas naturais como plantas, animais e paisagens, e como tal é uma região visitada por moradores locais, estudantes, acadêmicos e visitantes de outras regiões do Brasil e de todo o mundo. Tendo em vista a vocação e potencialidade local, o projeto tem o intento de formar multiplicadores locais sobre a vivencia cotidiana, através da definição e destaque de princípios, valores, normas e instituições que regem a forma de organização e convivência dessa comunidade, que por sua vez a diferencia de outros atores da sociedade.

A "Formação de Multiplicadores Ambientais na APA Baia Negra - Cuidando dos Bens Comuns" tem como objetivo final assegurar o bem-estar comum e garantir a sobrevivência de seus membros, preservando sua própria identidade cultural. Elenir Proença, a 'Dona Branca' é moradora antiga da região e disse que "esse projeto é uma coisa muita boa para desenvolver a economia de nossa comunidade pelos próprios moradores. O grupo da Fundação de Turismo é formado por pessoas muito estudadas que têm muito ensinar para todos aqui. Estamos entusiasmados com o projeto e já aguardamos ansiosos o próximo encontro".

O projeto é desenvolvido por meio de oficinas que abordam vários temas pertinentes como 'gestão comunitária e bens comuns', 'hitória da APA Baía Negra', 'conceito, história e importância do turismo', 'educação ambiental', 'empreendedorismo', 'aves existência na região', 'artesanato', 'culinária regional', 'plano de manejo', entre outras. "O ribeirinhos que moram aqui na APA Baía Negra são peça fundamental para a evolução e o sucesso desse projeto. São eles que vivem essa realidade e melhor capacidade de transmitir sua vivência cotidiana de modo a encantar aqueles que passam por aqui", esclareceu O Diretor-Presidente da Fundação Municiapl de Turismo, Alexandre Orichuela.
O projeto segue com reuniões quinzenais e tem previsão de encerramento no mê de novembro.

Fonte: Fundação Municipal de Turismo