02 DEZ 2022
SAÚDE
Secretaria Municipal de Saúde promove palestras no Dia Mundial de Combate a AIDS, e abre assim o ´Dezembro Vermelho´
Na manhã dessa quinta feira, 01 de Dezembro, a Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretária Municipal de Saúde, deu inicio as ações em alusão ao “Dezembro Vermelho”, mês de conscientização e combate à AIDS e ao HIV. As ações ocorreram na Policlínica, Unidade Básica de Saúde - UBS - Erico Valle Loaiza I e II e Granel Química.
O evento tem como premissa proporcionar a conscientização da prevenção para os cidadãos. As palestras abordaram sobre o que é o HIV e a AIDS; qual é a forma de contágio e como se prevenir quando for exposto a relações de risco; quais cuidados tomar e qual o procedimento ser realizado em caso de contágio.
A ação realizada na Policlínica de Ladário teve como ministrante a equipe multiprofissional, composta pela Nutricionista, Sarah Cordeiro; pela Psicóloga, Aline Souza; e pela Profissional de Educação Física, Andreza Sumára. A ocasião contou com a participação de Ayrlene Vernochi, integrante da equipe de Vigilância Epidemiológica do município. Ayrlene falou da Tuberculose a um público de mais de 20 pessoas.
Na Unidade Básica de Saúde Érico Valle Loaiza I e II, cujas as responsáveis são as enfermeiras Elis Rosangêla e Vânia Perez, foi explanada palestra pela Drª Adriana Ferreira Lopes, responsável pelos atendimentos na UBS Érico Valle. Na oportunidade participaram os usuários da rede, e a ação contou com aproximadamente 50 usuários do Sistema Único de Saúde - SUS.
A equipe composta por Genise Assad, Psicóloga; Maria Angélica Santos, Assistente Social e Vanessa Auxiliadora Montenegro, Estagiária; realizou a ação aos colaboradores da Granel Química Ltda. Na palestra realizada, abordaram temas como a saúde mental das pessoas que são acometidas pelo vírus do HIV ou da AIDS; sobre a primeira informação e pelo passo a passo do processo de aceitação.
"Com relação ao Sistema Único de Saúde - SUS, é realizado atendimento psicoterápico, são ofertados gratuitamente o coquetel de medicamentos para o tratamento da pessoa infectada. As Unidades Básicas de Saúde disponibilizam ainda de forma gratuita a testagem rápida, além de solicitar a sorologia, para verificar a carga viral", explicaram as Genise, Maria Angélica e Vanessa.
A equipe abordou a parceria com o Centro de Saúde João de Brito, referência em infecção sexualmente transmissível, bem como sobre a depressão acometer as pessoas por conta dos seus medos e pelo preconceito que acerca da doença.
"É importante manter uma alimentação saudável, o que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, assim como manter o peso adequado a fim de evitar a desnutrição. Isso evita possíveis infecções oportunistas", esclareceu a nutricionista Sarah Cordeiro.
WhatsApp Image 2022-12-02 at 12.59.50     WhatsApp Image 2022-12-02 at 13.00.00
Ainda segundo a assistente social, Maria Angélica, "os contribuintes da previdência que trabalham com carteira assinada e são portadores do vírus da HIV/AIDS podem entrar com o auxilio doença. O que dá direito a esse beneficio é a incapacidade de sua condição física e psicológica, que impede suas atividades laborais em um estágio avançado da doença, e também pela apresentação de laudos e perícia médica do INSS nos quais será constatado sua incapacidade para o trabalho de forma provisória ou definitiva, sendo necessário ter uma carência mínima de 12 meses".
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde