-
Após a entrega da reforma completa feita na Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio, as atividades da Operação Ágata 9 tiveram continuidade, dessa vez com a realização de palestras educativas direcionadas aos alunos. Os temas abordados foram prevenção de drogas, doenças sexualmente transmissíveis e também a Lei Maria da Penha.
A primeira palestra foi ministrada pela advogada e coordenadora do curso de Direito da UFMS, Maria Angélica Biroli que com o assunto violência contra a mulher, em especifico a Lei Maria da Penha, conseguiu cativar os presentes com abordagens importantes e diferenciadas sobre o tema.
As outras duas palestras ministradas tiveram como foco principal a saúde, com slides e fotos, as técnicas da Secretaria de Saúde demonstraram a todos, a importância dos cuidados com a saúde, bem como a prevenção, tanto do uso de drogas, quanto ao uso de contraceptivos.
De acordo com o Ministro da Defesa, Jaques Wagner, que também esteve presente na entrega da reforma da unidade escolar, a Operação Ágata possui dois víeis, "Trabalhamos com a segurança e também com o social, e essas atividades estão sendo desenvolvidas dentro dessa operação para que a sociedade se sinta acolhida por nós".
Para os alunos que estiveram presentes nas palestras, a experiência foi válida e serviu como complemento ao conhecimento. "Nós sabemos dos assuntos e escutamos sempre falar, mas parece que quando acontecem eventos como este eles ficam ainda mais interessantes e chamam ainda mais a nossa atenção", disse a aluna Karinny Rodrigues.
Já para a mãe de um aluno da instituição, não só a revitalização, mas toda a ação social fará a diferença na vida de seu filho, "A escola ficou linda, foi meu filho que me convidou para vir, ele adora estar aqui e hoje a alegria dele estava triplicada. Para nós pais a maior satisfação é essa, ver que o ambiente em que confiamos nossos filhos, fazem deles pessoas melhores, e aqui incentivo não falta", enfatizou Rosenil da Silva.
Operação Ágata
É uma ação realizada por meio da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira que teve início no dia 22 de julho e tem por objetivo combater as ações do crime organizado e práticas ilícitas nas regiões de fronteira, bem como promover ações cívicos- sociais nos municípios de Ladário e Corumbá que também são parceiros nas atividades.
Com cerca de 4,2 mil militares em operações, a Operação Ágata 9 que acontece na região pantaneira por tempo indeterminado, conta com apoio dos órgãos de Segurança pública estaduais, municipais e também civis.
Fonte: