21 AGO 2017
Festival de pipas serviu para conscientizar as crianças sobre segurança

Festival de pipas realizado no final de semana pela Prefeitura Municipal de Ladário, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, também serviu par conscientizar a criançada. Três palestras antecederam a brincadeira da meninada que ganhou pipas, cachorro quente e refrigerantes em uma manhã de sábado de muita alegria e descontração.

Os bombeiros marcaram presença e falaram sobre os riscos de acidentes que têm que ser evitados quando se soltam pipas, entre eles, o mais comum e mais fatal que é a utilização do cerol, um material cortante colocado na linha. Eles também ressaltaram os perigos com a rede de energia elétrica, mas enalteceram a brincadeira que é importante para as crianças.

Foram distribuídos panfletos educativos que chamaram a atenção. Assistentes sociais e psicólogos trouxeram a mensagem de "denuncie a violência". A assistência social lembrou das atividades que precisam ser desenvolvidas, entre elas as de higiene.

A grande explosão aconteceu quando as pipas foram distribuídas e meninos e meninas de idades entre dois e doze anos correram para o campo e aproveitaram o vento que estava forte, soprando na direção sul, para empinar as pipas. A molecada se esbaldou com a brincadeira que parecia ter dado a elas um sentido de liberdade.

"O que nós gostaríamos é de uma presença maior dos pais", disse Eiza Nádila Bassoli, secretária municipal de Assistência Social que acompanhou o evento. Para ela, a presença dos pais se torna ainda mais importante para compartilhar com os filhos as lições de segurança que precisam ser aplicadas em conjunto.

De qualquer forma, as crianças que participaram tiveram que ter muita energia para gastar. Os bombeiros proporcionaram um momento ímpar, eles permitiram que elas entrassem na ambulância, o que era o sonho de muitos meninos e meninas que ficaram fascinados com o veículo no qual irão tomar o maior cuidado para não precisar, principalmente depois dos ensinamentos que receberam.