-
Estudantes das Escolas Municipais e Estaduais de Ladário, participaram na tarde desta quarta-feira, 14 de dezembro, da entrega de certificados e encerramento das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Desenvolvido pelos militares do 6° Batalhão da Polícia Militar, em parceria com o município, por meio da Secretaria de Saúde, ao todo, 600 alunos estiveram presentes na solenidade.
Realizada no Ginásio de Esporte do Colégio São Miguel, a cerimônia contou com a presença do prefeito José Antonio Assad e Faria, Gerente de Sistema Educaional Marquicileide de Almeida, Major do 6° BPM Katiane Almeida de Oliveira, 1° tenente QOPM e coordenador regional do PROERD Wardivan Alves de Araújo e o vereador Tadeu Vieeira, bem como os alunos que participaram do PROERD pais.
Para o chefe do Executivo ladarense, o programa tem uma importância muito grande, não apenas para jovens estudantes, mas também para as famílias da Pérola do Pantanal, na questão de cidadania e formação do futuro do município. "Além das nossas crianças, os pais também se envolvem. Isso é muito proveitoso, já que, juntos com seus filhos, aprendem também", falou.
"O programa é uma vacina, pois previne nossos estudantes e orienta cada um deles, de como crescer e se tornar um cidadão de bem. Essa é a idade em que as crianças precisam receber mais atenção dos pais e do poder público, é o momento que elas começam a ter mais contato com o mundo e precisam ser orientadas da maneira correta para que não se envolvam com drogas e atos de violência. O papel do PROERD é esse, e espero que isso tenha continuidade, pois os resultados são extremamente favoráveis à Ladário, principalmente na prevenção na redução da criminalidade", disse José Antonio.
Já o coordenador regional do PROERD Wardivan Alves de Araújo, enfatizou a importância dos trabalhos na região, pontuando a conscientização da aprendizagem que os participantes adquirem durante as ações.
"O trabalho de conscientização junto a essas crianças é de extrema importância já que o que elas aprendem será multiplicado junto à comunidade onde vivem. O resultado é apenas um, o saber da convivência dentro da sociedade e separar o que é certo do errado", mencionou Wardivan.
Este ano o PROERD atendeu alunos do 5º e 7º ano, das escolas do município, bem como pais de alunos da Codrasa que receberam noções de como se prevenir para resistir às drogas.
O PROERD é destinado para orientar crianças da educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e também alunos do quinto ano e ainda o PROERD pais que é destinado para os adultos.
O programa é de aplicação exclusiva da Polícia Militar, com policiais rigidamente selecionados e capacitados através de um curso de formação onde são preparados para atuar em sala de aula e aplicar as noções de prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.
Fonte: