19 JUN 2015
Prefeito José Antonio realiza palestra em homenagem aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Na noite desta quinta-feira, 18 de junho, o prefeito José Antonio Assad e Faria, ministrou uma palestra na sede do Lions Clube do município dirigida a militares e a população, sobre a Marinha em Ladário: História, cultura e perspectivas e potencialidades. O chefe do Executivo contou com a participação, na mesa diretora do evento, do comandante do 6º Distrito Naval de Ladário, Contra Almirante, Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar.

A importância da Marinha, a participação na guerra do Paraguai na Batalha do Riachuelo, das parcerias realizadas com a Prefeitura, da questão econômica da região que envolve a utilização da hidrovia Paraguai/Paraná, foram alguns dos temas abordados pelo prefeito durante sua explanação.

Para dar inicio a apresentação José Antonio, explicou sobre a ligação histórica que existe entre o município de                 Ladário e a Marinha do Brasil, No sentido de levar a sociedade a entender o momento, o cenário em que nós vivemos ver naquilo que seja a história da Marinha em Ladário, as razões do nosso jeito de ser, aquilo que influência a nossa vida e principalmente as perspectivas que isso nos dá e a potencialidade daquilo que pode alavancar a qualidade de vida da população, a riqueza que isso representa.

Ainda conforme o chefe do executivo ladarense, São 242 anos de histórias e fica aqui para a Presidente da Fundação de Cultura e Secretária de Educação, a necessidade de se buscar junto com os jovens, a Marinha e os universitários a importância de se escrever essa história, imaginando tudo o que nós temos o que tem acontecido ao longo deste tempo, como foi a construção do nosso arsenal que a Marinha deve ter registros belíssimos, e as evoluções que fazem parte de uma bela história.

A nossa cultura está na raiz de muitas potencialidades que nós temos hoje produzidas na nossa cidade, e nós temos enquanto sociedade civil nos preparar, buscar estar alinhados para que juntos possamos obter aquela sinergia da Marinha em Ladário. Logo após a guerra do Paraguai tivemos o domínio da hidrovia que teve presença na fronteira e Ladário também foi construída como uma fortaleza para atender o pessoal da Marinha, imaginem o tanto de história que tem para se contar desta construção, complementou o prefeito.

A miscigenação existe em Ladário é consequência da mistura da cultura militar com a cultura do pantanal em que resultou no jeito ladarense de ser, Atualmente nós ladarenses, ainda temos algumas dessas características que representam a riqueza do nosso povo, finalizou.

O Contra Almirante, Petrônio agradeceu ao prefeito por suas belas palavras que retratam todo o carinho que a cidade de Ladário possui com a Marinha do Brasil em especial, o 6° Distrito Naval, Eu gostaria de agradecer por esta palestra, ela demonstra claramente o seu conhecimento histórico entre a relação da cidade de Ladário com a Marinha do Brasil, a sua visão atual, do futuro, o seu conhecimento sobre a Marinha, e o seu reconhecimento pelas ações feitas em parceria.

Parceria

Em sua exposição o prefeito José Antonio ressaltou as parcerias que a Prefeitura desenvolve com a Marinha. Força do Esporte, doação de viaturas, auxilio na reforma de próprios públicos são algumas das ações que acontecem o ano todo. Como disse o Almirante nós ladarense estamos juntos e misturados com os integrantes da Marinha, destacou.

A relação social, cívico social na cabeça do comandante do 6° DN já está formalizada, nós já fazemos as ações e continuaremos a fazer como Marinha, como instituição porque isso não tem como ser de outra forma. Nós sempre pregamos a dedicação, e sempre que formos chamados estaremos dispostos a atender, disse o contra almirante.

Hidrovia

Nós como Marinha temos que contribuir para o desenvolvimento desta hidrovia, é por ai que eu entendo que tem riqueza para esta cidade, e eu já venho fazendo alguma coisa à respeito disso, a minha pauta junto as empresas é retornar uma iniciativa que já teve aqui. Eu não entendo porque aqui não dá certo, o poder de fazer com que rotas e demandas que nós temos não sejam supridas ainda pela região de Ladário, afirmou o Contra Almirante.

Comemorando a Batalha

No dia 11 de junho foi comemorado o Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo  Data Magna da Marinha, mas em Ladário a Prefeitura definiu uma programação de eventos que estende as comemorações da data. No dia 16 de junho, os ladarenses puderam saber um pouco mais sobre a história da Marinha na cidade de uma maneira especial, através de uma sessão de cinema.

Já para o dia 21, a ação ficará por conta das atividades físicas de toda a população com a competição da Corrida Rústica do Riachuelo. As crianças da cidade também farão parte das comemorações, e por isso, foi pensado para elas uma Gincana Esportiva, para os dias 24, 25 e 26 no Clube Camala. Em homenagem a Batalha, no dia 25 haverá uma noite cultural na praça Gastão Brasil. E para finalizar a semana de homenagens, haverá no dia 26, a culminância das atividades realizadas pelas escolas municipais.

A História

A Batalha Naval do Riachuelo foi decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870) - o maior conflito militar na América do Sul. A importância da vitória nesta Batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra. Nesta Magna Data a Marinha presta homenagem àqueles que, há cento e cinquenta anos atrás, nos legaram os mais glorificantes exemplos de desprendimento, heroísmo e amor à Pátria, defendendo, com o sacrifício de suas próprias vidas, a soberania nacional. Dentre esses, destacaram-se nessa Batalha o Almirante Barroso, o Guarda-Marinha Greenhalgh e o Marinheiro Marcílio Dias.