30 MAI 2023
FUNDAÇÃO DE CULTURA
Encerramento do Curso de Artesanato "Mãos que Criam pelo MS" e diplomação dos participantes
Na manhã dessa terça-feira, 30 de maio, a Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação Municipal de Turismo e da Fundação Municipal de Cultura, realizou a cerimônia de encerramento e diplomação dos participantes do Curso de Artesanato "Mãos que Criam pelo Mato Grosso do Sul". A celebração aconteceu na Associação dos Militares da Reserva da Marinha, situada na rua Frei Liberato, s/n, no bairro Alta Floresta II, em Ladário.

A oficina, que teve a duração de 9 dias, é fruto da parceria entre as Fundações de Cultura e Turismo do Município, com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que teve por objetivo ensinar todos os aspectos da escultura em cerâmica, desde a modelagem, queima, até a pintura das peças. O curso foi ministrado pelo Professor Rodrigo Marçal, graduado em Artes Visuais - Licenciatura, com mais de 30 anos de trabalho com artesanato na modelagem em argila.

Rodrigo já ministrou oficinas para mais de 30 municípios do Estado. "Esse grupo está acima da média pelo empenho, já que dos 18 participantes que iniciaram o curso, todos o finalizaram com aproveitamento. Além disso, o barro de Ladário é um dos melhores do Estado para cerâmica. O que se aprendeu aqui, não se ensina na faculdade; é fruto da vivência", declarou o ministrante Rodrigo Marçal.

"O artesanato é um dom, e esse é o início. Vamos trabalhar nossa cultura para fortalecer o turismo da nossa região", exclamou o Gestor da Fundação Municipal de Turismo, Alexandre Orichuela. "Importante retomarmos esse senso de pertencimento do artesanato da 'minha Ladário'. Sou muito grato por fazer parte desse trabalho e ver seus resultados", disse Lucas Navarro, Gestor da Fundação Municipal de Cultura.

"A oficina é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Ladário e a comunidade. A partir dessa produção, podemos levar esse material para feiras nacionais, e para comercialização em outros municípios, como Bonito, por exemplo; além da efetivação da carteira do artesão dos interessados", esclareceu Josiane Gaboardi, Gestora de Eventos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

"Eu amo Ladário e a minha família está organizando a sala de memória da família Brandão para a cidade. Por meio do artesanato, vamos mostrar a potência do povo ladarense", afirmou o Sr. Sebastião de Souza Brandão, que é Mestre Curueiro, que fabrica a tradicional Viola de Cocho Pantaneira e fez agora a oficina de artesanato em argila. "Vocês vão passar a ver muitas peças com dizer 'Pérola do Pantanal', declarou 'Tia Noêmia', uma das alunas do curso.

"O artesanato encanta e também é um meio de geração e fortalecimento de renda para vocês. Todos estão de parabéns pelos resultados", reforçou Luciano Jara, Secretário Municipal de Administração. "A ideia inicial era aprender essa arte e repassar os conhecimentos para crianças carentes da nossa comunidade, mas com todo esse aprendizado que tivemos na oficina pretendo abrir um ateliê para produção e comercialização das peças", relatou aluna Jéssica da Costa.

"O governo do Estado tem sido nosso parceiro na elaboração de projetos de infraestrutura, qualificação e capacitação, e também no setor da cultura e do turismo. Estamos avaliando a possibilidade de interdição de uma das faixas da pista da av. 14 de março no fim de semana e disponibilizar brinquedos e atrativos para crianças e para a família ladarense, inclusive com espaço para venda do material produzido por vocês. Assim, o dinheiro circulará em nosso município. Hoje, um dia chuvoso e bom pra ficar em casa, vocês estão aqui aprendendo esse ofício. Mantenham a continuidade desse projeto e sigam se aperfeiçoando", declarou o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.