06 ABR 2015
ADMINISTRAÇÃO
Congresso técnico define data de abertura da 2º Edição dos Jogos Paradesportivos de Ladário

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Educação, realizou na tarde desta quarta-feira, 01 de abril, o congresso técnico com professores e diretores das Escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular de Ensino, para definir os detalhes da segunda edição dos Jogos Paradesportivos de Ladário. Durante o encontro também foi divulgado a data da abertura do evento, que será no dia 14 de abril, a partir das 14hoo, no Ginásio Poliesportivo Hélio Benzi.

O evento tem como intuito promover a inclusão e o acesso dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), através da prática esportiva adaptada, assegurando o direito ao pleno desenvolvimento e ampliando o atendimento sócioesportivo do município, estendendo este público em suas especificidades.

A expectativa, conforme a equipe organizadora é fazer com que os 54 alunos com necessidades educacionais especiais, matriculados na rede de ensino deste município participem. Ao todo serão nove modalidades, sendo encaixe; tênis de mesa; arremesso de dado; boliche; arremesso de argola; dama; dominó; arremesso o gol; tiro livre dos 5m.

“Possibilitar essas atividades é mostrar que esses alunos são capazes de praticar esporte e até mesmo procurar a independência. A prática do esporte assegura os direitos em pleno desenvolvimento, ajudando na ampliação do atendimento sócio-desportivo dentro de Ladário”, disse a Assessora Técnica Pedagógica e uma das responsáveis pelos jogos Célia Maria Sampaio de Carvalho.

Já para o professor de educação física da Escola Municipal Nelson Mangabeira com deficiência física, Edilson Amorin, sendo esta instituição de ensino com maior número de participantes inscritos, 11 estudantes, e que acabou conquistando o título de campeã no geral, durante a primeira edição em 2014, os jogos não apenas estimulam a pratica esportiva, como também são fundamentais para melhorar a autoestima e até mesmo o rendimento escolar dentro da sala de aula e na sociedade, vencendo qualquer desafio. No ano passado, as disputas aconteceram com a participação de 45 atletas matriculados regularmente na Rede de Ensino de Ladário.

“Só nos faz compreender que não existe obstáculos que não possamos enfrentar. Meus alunos estão ansiosos, a todo momento perguntam sobre os jogos, e isso demonstra a participação deles e também de toda a família. É importante prestigiar e conferir de perto as habilidades de todos”, falou Edilson.

Ainda conforme o professor, o sentimento dos jogos tem dose dupla de emoção, “me identifico com cada um deles, por isso a animação toma conta não apenas dos pequenos, como também da minha pessoa. É necessário sempre estes eventos para demonstrar que sim, somos capazes de fazer qualquer atividade. Ladário está de parabéns”, enfatizou Amorin.

A segunda Edição dos Jogos Paradesportivos de Ladário, acontecerá  de 14 a 17 de abril, no Ginásio Professor Hélio Benzi, localizado na rua Corumbá Centro.