28 ABR 2023
SAÚDE
7ª Conferência de Saúde de Ladário traz temas importantes para melhoria do sistema
 Foi aberta na manhã desta sexta-feira, 28 de abril, na Câmara Municipal, a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Ladário, que este ano tem como tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia Amanhã vai ser outro dia”.

O objetivo da Conferência é avaliar a situação da saúde, elaborar propostas que atendam as necessidades do povo brasileiro, definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração dos Planos Plurianuais de Saúde Nacional e Estadual (2024 - 2027), os Planos de Saúde Nacional e Estadual (2024 – 2027), e revisão do Plano Municipal de Saúde, elaborado para os anos de 2022 a 2025.

Estiveram presentes compondo mesa o Prefeito Municipal de Ladário, Iranil de Lima Soares; Secretária Municipal de Saúde, Josiane Braga; Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francine Karla Arruda Guerreiro; a vice-presidente da Câmara Municipal , Rosa Trindade e os palestrantes Patrícia Marques Magalhães, gerente da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e José Lourenço Liria Marin, Presidente do COSEMS - Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul.

A secretária de saúde, Josiane Braga lembrou como o Sistema de Saúde melhorou muito no município.

“Não temos toda a estrutura que sonhamos, mas enquanto tivermos forças lutaremos para melhorar a cada dia. Por isso a participação popular nesse momento é fundamental, nos reunimos aqui hoje para dialogar e elaborarmos propostas de melhoria ao nosso sistema público municipal de saúde, envolvendo os três niveis de gestão: municipal, estadual e federal”, explicou a secretária de saúde.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Ladário, Rosa Trindade lembrou a importância da efetiva participação da população para melhorarmos o sistema de saúde, “temos que defender, apoiar e contribuir para o nosso sistema único de saúde”.

O prefeito Iranil reforçou que o sistema de saúde só está melhorando graças a dedicação dos funcionários que trabalham na rede.

“Agradeço aos agentes de saúde, médicos, enfermeiros, pessoal do administrativo, manutenção, e todos aqueles que se dedicam e recebem os munícipes com todo o carinho e atenção dando um atendimento humanizado, para que a saúde daquele que está sendo atendido seja restabelecida. Porque o amanhã é fruto do que se constroi hoje”.

A programação do evento se estende durante todo o dia com palestras, formação de grupos de trabalhos, plenária final com moções e eleição dos Delegados que irão representar Ladário na Conferência Estadual de Saúde.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde