12 ABR 2023
FOMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Programa ´Cidade Empreendedora´: Prefeitura Municipal e Sebrae/MS firmam compromisso para impulsionar o desenvolvimento de Ladário
A Prefeitura Municipal de Ladário aderiu ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS. Com o objetivo de transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, a iniciativa começa a ser executada no município nesta quinta-feira (13/04/2023) com a realização da pesquisa socioeconômica. Até domingo (16/04/2023), agentes irão fazer um levantamento para identificar a opinião de quem mora no município sobre aspectos econômicos, sociais e de infraestrutura da cidade. Os dados coletados irão nortear construção de um plano de ação que será desenvolvido posteriormente.
Com contratação do Cidade Empreendedora, Ladário passa a integrar o ciclo 2023/2024 do programa e irá receber acompanhamento do Sebrae/MS até o próximo ano. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”. A estratégia, adotada pela Prefeitura Municipal, visa transformar desemprego em empreendedorismo, alavancar a geração de renda e promover o desenvolvimento.
Dados da Receita Federal de 2023 apontam que em Ladário há cerca de 880 empreendimentos entre Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI), o que corresponde a 84% da densidade empresarial. A partir do programa, esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora é direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, as duas estratégias vêm para promover o desenvolvimento dos municípios. “O papel do Sebrae é apoiar o pequeno negócio e incluir ele no desenvolvimento como um todo. O Cidade Empreendedora trabalha justamente isso, ao dar suporte a esse pequeno empresário com atendimentos e capacitações e, além disso, também atua com o poder público para melhorar o ambiente de negócios desse município, facilitando o caminho para quem quer empreender. É assim que juntos fortalecemos o comércio local, gerando emprego e renda para a população, e promovendo o desenvolvimento da cidade”, enfatizou Mendonça.
De acordo com o prefeito, Iranil Soares, a adesão ao programa irá ajudar a melhorar vários setores da economia e alavancar o crescimento do município. “Espero que o programa Cidade Empreendedora desenvolva ainda mais a vida dos Ladarenses. Tivemos durante a pandemia um novo formato das percepções em relação ao desenvolvimento, economia, tecnologias e seus acessos. O gestor público deve fomentar aquilo que pode sustentar sua economia e sempre com um olhar na sua efetividade, por isso, trouxemos esse programa para a nossa cidade, para que no final desse processo, os resultados locais, sejam de sucesso para a economia que se fará presente junto com o desenvolvimento de cada ladarense”, destacou o líder do executivo.
São várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, está a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.