06 JUN 2017
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
Cerimônia em frente ao pórtico vai marcar comemorações da Batalha Naval do Riachuelo

Cerimônia militar prevista para acontecer às nove horas da manhã da próxima sexta feira, 09 de junho, deve marcar e fechar a programação da Semana da Batalha Naval do Riachuelo. Desde o início do mês, o 6º Distrito Naval comemorou, com a população, a sua data magna, que celebra a vitória na batalha travada no dia 11 de junho de 1865, no Arroyo Riachuelo, em Corrientes, na Argentina.

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada pelos historiadores como uma das mais importantes batalhas travadas durante a Guerra do Paraguai. Foi o almirante Joaquim Marques Lisboa, então Visconde de Tamandaré e, posteriormente, Marquês de Tamandaré, quem comandou as Forças Navais do Brasil, integrante da Tríplice Aliança, contra o Paraguai.

Tamandaré foi quem designou Francisco Manuel Barroso da Silva, o almirante Barroso, como seu Chefe de Divisão. Barroso partiu na Fragata Amazonas para se juntar à Força Naval e vencer a batalha. Os paraguaios que dominavam a bacia do Rio da Prata, fonte de ligação com o oceano Atlântico, por onde eram transportados as mercadorias e passageiros da América do Sul, sucumbiram à Marinha do Brasil.

Até hoje a soberania brasileira é mantida e a Marinha permanece na fronteira com seu contingente preparado para defender a nação. Mas, apesar de guerreiros prontos para a batalha, marinheiros e fuzileiros têm um importante papel social junto à comunidade pantaneira, e se junta a ela com uma intimidade consolidada ao longo de 143 anos de presença efetiva em Ladário.

Por isso mesmo, todo ano a Batalha do Riachuelo é comemorada nas ruas, nas instituições e no próprio Distrito Naval, com a comunidade local. Foram feitas ações sociais, com a participação do corpo médico, de enfermagem e odontológico do Distrito. As pessoas puderam conhecer, por dentro, navios, helicópteros e o quartel da Marinha.

Na sexta feira, a última batalha da batalha. A Marinha vai receber convidados em frente ao portão, que para os militares é pórtico, para encerrar as atividades deste ano. A solenidade vai ser encerrada com o desfile da tropa que passa na marcação da marcha naval, ao som da Banda dos Fuzileiros Navais de Ladário, levantando aplausos, orgulho e a certeza de que a cidade vive a segurança da Força Naval.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024