15 JAN 2024
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
GOVERNO
Prefeitura de Ladário e Polícia Federal discutem parceria para instrução de integrantes da Guarda Municipal
Na manhã da última sexta-feira, 12 de janeiro, o Prefeito de Ladário, Iranil de Lima Soares, recebeu em seu gabinete a visita dos Delegados da Polícia Federal, Bernardo Pacheco (Chefe Regional) e Estevão Baesso. No encontro, foi discutida uma possível parceria entre as instituições para a instrução e treinamento dos membros da Guarda Municipal a ser ministrado pela Polícia Federal no exercício de suas atribuições.

A Lei Federal nº 13.022 de 8 de agosto de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, prevê em seu artigo 11 que 'o exercício das atribuições dos cargos da guarda municipal requer capacitação específica, com matriz curricular compatível com suas atividades', sendo que os Municípios poderão firmar convênios ou consorciar-se, para a efetivação de tal capacitação.

"Uma futura parceria entre nossas instituições é de suma importância para a melhora na prestação do serviço de segurança pública na região, ainda mais no que tange a qualificação técnica dos integrantes da Guarda Municipal para o atendimento de suas competências, e mesmo ainda para sua colaboração com os demais órgãos de segurança pública", declarou o Chefe Regional da Polícia Federal, Delegado Bernardo Pacheco.

"Essa reunião se faz necessária para esclarecermos os pontos previstos na legislação, bem como para atender os requisitos legais para o futuro armamento da nossa Guarda Municipal. Para tanto, a Polícia Federal é órgão que qualificado para instruir nosso pessoal nas assuntos pertinentes a suas competências", afirmou o Iranil Soares, Prefeito de Ladário.