19 JAN 2024
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
Ladário pode ter ponto de atendimento do Judiciário com a presença de Juiz de Direito
Na manhã dessa quinta-feira, 18 de janeiro, o Prefeito de Ladário, Iranil de Lima Soares, acompanhado do Secretário Municipal de Administração, Luciano Jara, recebeu a visita do Diretor da Secretaria de Bens e Serviços do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul - TJMS, Sr. Lorivaldo Antonio de Paula. O motivo do encontro foram tratativas para instalação no Município de um Ponto de Inclusão Digital (PID) para atendimento da população pelo Poder Judiciário, inclusive com a presença de Juiz de Direito.

A medida é uma determinação da Resolução nº. 508, de 22/06/2023, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, que prevê a criação de PIDs nos tribunais de todo o país, especialmente nos municípios que não sejam sede de nenhuma unidade judiciária. Conforme divulgado no site do Conselho (https://www.cnj.jus.br/sistemas-e-servicos/ponto-de-inclusao-digital-pid/), o projeto de instalação dos PIDs no Poder Judiciário tem como objetivo estimular a expansão de hubs de acesso para os portais e balcões virtuais de todos os tribunais da jurisdição.

O PID consiste em uma sala ou espaço em um órgão público da própria localidade, devidamente equipado com computadores e câmeras providos pelos tribunais em cooperação, para acesso do cidadão. "O intuito é fazer o recorte geográfico e facilitar o atendimento do Poder Judiciário dentro dos limites do município, e levar os nossos serviços, inclusive com demandas da Justiça Eleitoral, diretamente ao cidadão. Além disso, periodicamente, vislumbramos o atendimento direto e presencial realizado por um Juiz de Direito", explicou o representante do TJMS, Lorivaldo de Paula.

"A ratificação desse convênio entre o Município de Ladário e Poder Judiciário Estadual, trará mais comodidade ao cidadão ladarense que receberá o atendimento de suas demandas judiciais aqui mesmo na nossa cidade, sem precisar se deslocar até o fórum de Corumbá. Apesar da proximidade com a cidade vizinha, para o público mais carente é difícil o deslocamento, e esse ponto de atendimento vai facilitar muito a vida de quem precisa dos serviços da Justiça", destacou o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.