26 FEV 2024
INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS PÚBLICOS
Saúde: Força Tarefa ao Combate e Prevenção às arboviroses aconteceu no sábado
No sábado, 24 de fevereiro, a Prefeitura de Ladário, por meio das Secretarias de Sáude, Infraestrutura e Serviços Públicos e da Fundação de Esporte de Ladário, realizaram a aplicação de vacinas e uma grande Força Tarefa ao Combate e Prevenção às arboviroses. A vacinação aconteceu na Policlínica e mais três Unidades Básicas de Saúde - UBS, e a visita às residências para retirada dos focos do mosquito se deu no Alta Floresta I e II, e partiu da UBS João Fernandes, com a presença do Prefeito Iranil Soares, a Secretária de Saúde, Josiane Braga, além dos demais Secretários.

Além da Policlínica, a vacinação aconteceu também nas seguintes Estratégias de Saúde da Família - ESFs: ERICO VALLE LOAIZA I E II, na rua 17 de março s/n, SEAC; JOAQUIM DA COSTA E FARIA E MARIA FRANCISCA RAMONA DA CRUZ, na rua Nicola Scaffa, 01, Almirante Tamandaré; e DR. JOÃO FERNANDES, na rua Mamona, s/n, Alta Floresta. Na ESF - Dr. João Fernandes, servidores da Fundação de Esporte de Ladário - FUNEL - estiveram presentes no acolhimento ao público infantil com atividades e brinquedos.

Ao todo, na Vacinação realizada no sábado, dia 24, foram registradas:
- Qdenga: 106 doses;
- COVID-19: 120 doses;
- Vacinas de Rotina: 181 doses;
Total de doses aplicadas: 407.

Durante a semana a vacinação continua nas ESFs referidas, sendo que a vacina Qdenga estará disponível somente na Policlínica, localizada na rua Comandante Souza Lobo, 1197, no Centro de Ladário.

A Força Tarefa de limpeza urbana e residencial, e de prevenção aos focos das arboviroses no bairro Alta Floresta partiu da ESF - Dr. João Fernandes. No local, forma montadas camas elásticas, mesa de ping-pong, e a equipe da FUNEL recebeu a criançada com carinho e brincadeiras.

Segundo informações do Ministério da Saúde, as arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra "arbovirose" deriva de "arbovírus", que significa "vírus transmitido por artrópodes". Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais.

Os principais vetores das arboviroses são os mosquitos, em particular, os gêneros Aedes, Culex e Anopheles. Esses insetos se tornam portadores dos vírus ao picar uma pessoa infectada e, subsequentemente, passam o vírus para outras pessoas durante suas picadas. Dentre as arboviroses mais conhecidas, destacam-se a dengue, Zika, chikungunya e febre amarela. Mais informações no endereço https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/arboviroses.

"O combate às arboviroses cria esse momento tão importante quando falamos em vida. Não podemos perder as vidas da nossa população, das nossas crianças para o mosquito. Isso é inaceitável", exclamou a Secretária Municipal de Saúde, Josiane Braga. Na atividade participaram 106 agentes divididos da seguinte forma: 16 Agentes de Endemias, 28 Agentes Comunitários de Saúde; 55 Agentes de capina e roçada, apoio e caminhões; e 7 agentes de apoio de logística.

"Podemos ter os melhores recursos e equipamentos, mas se não tivermos pessoas comprometidas e dedicadas, as coisas não acontecem, o problema não é sanado. E isso é muito notório na atividade de vocês que vão para as ruas e visitam as casas das pessoas", afirmou o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.

"Estava precisando mesmo dessa limpeza, porque nesse tempo de chuva o mosquito não dá trégua", comentou a senhora Cladelaine, de 41 anos, moradora do Bairro Alta Floresta I. "Os moradores têm nos recebido bem em suas casas. O que tem dificultado nosso trabalho é a grande quantidade de casa fechada, que não estão abandonadas, mas o morador não está ou está dormindo e não atende a porta", esclareceu a Agente Comunitária de Saúde Maria Aparecida, 39 anos.

Na ação foram retirados 27 caminhões de lixo. As equipes prosseguem durante a semana com as atividades de coleta de material e retirada de resíduos nos bairros Alta Floresta I e II, e Nova Aliança.

Saúde nas Escolas

Ainda na temática de combate ao mosquito e das arboviroses, no mês de março Agentes de Endemias estarão das Unidades Educacionais da Rede de Ensino Municipal - REME - de Ladário, realizando a pulverização de veneno com o equipamento de bomba costal.

O Programa de Saúde na Escola - PSE - também se inicia no próximo mês com a ação de conscientização de sensibilização junto aos alunos, bem como na comunidade. Todas as atividades desenvolvidas com o objetivo de fechar o cerco na luta contra a propagação dos vírus danosos e destruição de seus focos e criadouros.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde