15 OUT 2023
ADVOCACIA GERAL
NOTA de Esclarecimento
A Prefeitura Municipal de Ladário, vem a público repudiar informações falsas, divulgadas por meio de redes sociais, de que uma criança fugiu da Instituição “Tia Ana” (Casa de Acolhimento de Ladário/MS) e estaria nas ruas da cidade. O perfil da rede social facebook “Corumbá News” tenta ainda denegrir gratuitamente a reputação da coordenadora da Instituição Rafaella Fernanda Sabetti, bem como do Prefeito Iranil Soares, do Secretário Municipal de Administração Luciano Cavalcante Jara e da Secretária Municipal de Assistência Social Graciele Zório Franco.
A Prefeitura Municipal de Ladário esclarece que essa postagem é falsa e mentirosa, pois essa criança em questão não se encontra mais em acolhimento na Instituição “Tia Ana”; informa a prefeitura que esta criança foi desacolhida há aproximadamente 02 (dois) anos e está atualmente aos cuidados e responsabilidade de sua mãe, sendo que ambos residem no Município de Ladário/MS. Com o intuito de preservar a identidade do menor, não serão divulgados os nomes do menor e de sua mãe.
Os boatos espalhados visam única e exclusivamente disseminar a mentira e confundir a população além de violar os direitos da criança em questão.
A Prefeitura Municipal de Ladário repudia a mentira e todo o tipo de fake news. A prefeitura informa que registrará um boletim de ocorrência para que os responsáveis sejam identificados e criminalmente responsabilizados, bem como será oficiado o Ministério Público Estadual sobre a violação dos direitos garantidos ao menor em questão.
Repudiamos ainda a conduta do perfil da rede social facebook “Corumbá News” que, sem qualquer compromisso com a verdade e com a integridade do menor, expõe foto da criança que esta em fase de reinserção familiar e com tal divulgação falsa compromete o tratamento do menor que ficará sujeito a reconhecimento no seu meio social (família, escola, amiguinhos e etc) e a mercê de comentários desnecessários ou maldosos.
Destacamos que tal procedimento é tratado pelo Poder Judiciário de forma sigilosa, como forma de proteger a imagem do menor. Com esta conduta irresponsável o perfil da rede social facebook “Corumbá News” violou direitos garantidos à criança e ao adolescente. Para tanto informamos que todas as medidas judiciais e legais serão tomadas para responsabilização do proprietário do perfil da rede social facebook “Corumbá News” e do autor da matéria falsa.
Fonte: Advogacia Geral do Município