23 JUN 2023
FUNDAÇÃO DE CULTURA
TURISMO
Certificação dos festeiros inicia as comemorações do Arraial do Banho de São João em Ladário
Na manhã dessa quinta-deira, 22 de junho, a Prefeitura de Ladário, por meio das Fundações Municipais de Cultura e Turismo, realizou a certificação do festeiros de São João. O evento aconteceu na casa do Mestre Curureiro Sr. Sebastião Brandão, em uma sala que está sendo preparada para se tornar uma sala de memória da Viola de Cocho, e reuniu a comunidade, entusiastas e autoridades Municipais, da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da esfera Federal.

Na ocasião, para abrir a cerimônia foi lançado e apresentado o documentário 'O dossiê de registro do Banho de São João', que foi elaborado a partir da parceria entre Iphan e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tendo como coordenador da pesquisa o Prof. Dr. Álvaro Banducci Júnior. O documentário foi dirigido por Elis Regina Nogueira. O filme reúne um conjunto de depoimentos de festeiros e devotos que realizam anualmente novenas, rezas e terços, e conduzem os andores de São João de suas casas e terreiros até as margens do rio Paraguai.

"É muito bom ver que a tradição do banho de São João continua viva por meio dos devotos e festeiros, e que a tradição se mantém passando dos mais velhos para os mais novos. Eu me chamo João em homenagem a São João; sou um milagre vivo do Santo, e sei que o que perpetua esse é a fé dos devotos representados por vocês que hoje recebem e certificação simbólica. Viva São João!" exclamou o Superintendente do IPHAN, João Henrique dos Santos.

O Banho de São João está tombado como patrimônio cultural nas esferas Municipal, Estadual e Federal, sendo está última concedida em 19 de maio de 2021. "Agora estamos na fase de elaboração do plano de salva guarda do Arraial do Banho de São João. Nessa etapa é necessário irmos a campo para pesquisar e, por meio de parcerias com intuições públicas e civis, levar as pessoas as orientações necessárias para que esse patrimônio cultura não se perca e seja cada vez reconhecido e propagado. Esse estágio possui três pilares: identificação, valorização, divulgação", esclareceu o Técnico do IPHAN e Antropólogo, João do Amaral.

"A energia que emana de todos aqui e que sentimos ao andar pela cidade, nas decorações das casas, nos acessórios e na preparação do andor de São João; tudo nos leva a sermos envolvidos por essa órbita de crença, fé e cultura. E é esse o patrimônio cultural que existe aqui e em nenhum outro lugar do Brasil nem do mundo", destacou Douglas Alves da Silva, Diretor do Arquivo Estadual, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

"Para elaboração do documentário fomos de há milhares de casas dos devotos de São João em Corumbá e Ladário. Convivemos com eles e os conhecemos em sua intimidade e pudemos sentir a força de sua fé. Só isso para explicar a disseminação desse costume que faz parte da história desse povo", afirmou a pesquisadora Maria Eduarda R. Silva, formada em Ciências Sociais e mestranda em Antropologia, que participou da realização do documentário sobre o Banho de Sâo João.

"Ver aqui reunidos os feiteiros, mais velhos e mais novos também, é emocionante e nos traz a certeza de que nosso patrimônio cultural do Banho de São João e todas manifestações religiosas e sociais que o permeiam se manterá viva no futuro. Esse legado que existe há mais de cem anos seguirá pelos próximos cem anos, e muitos mais", declarou o Secretário Municipal de Administração, Luciano Jara.

Fonte: Fundação Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Turismo