05 JUN 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Aberta a 15º Semana do Meio Ambiente com uma extensa programação

Nesta segunda-feira, 05 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente, começou a 15º Semana do Meio Ambiente, que tem como tema: “Eu Cuido do Meu Lixo, E Você?”.

No começo desta manhã os alunos da Universidade Federal do Mato do Sul – UFMS, do curso de Biologia, foram até a Escola Municipal Irmã Régula, para realizarem algumas atividades com os alunos do 5º ano.

Essas ações estão sendo feitas dentro da disciplina de educação ambiental da UFMS, os acadêmicos realizaram atividades para ensinar como trabalhar com o lixo.

“Vamos fazer estilo uma sala de aula, primeiro aplicamos a teoria falando sobre lixos sólidos e úmidos; classificação do lixo; os tipos de lixeiras; reciclagem e compostagem, e depois fazemos os jogos educativos sobre o tema aplicado”, disse Ludmila Rodrigues Prado de Jezus, aluna do 5º semestre do curso de Biologia.

A coordenadora da Escola Municipal Irmã Régula, Cristiane Conceição de Oliveira Martins, lembrou que trabalhos de educação ambiental são feitos com os alunos, mas receber atividades diferentes é sempre bem vindo.

“É muito gratificante receber esses alunos da UFMS aqui na escola, para realizarem essas atividades fora da sala de aula, com temas atuais e que eles vivenciam no dia-a-dia”.

Luiz Eduardo da Costa Urt, Diretor- Presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, colocou que nesta semana teremos diversas atividades sendo realizadas nas Escolas Municipais e Estaduais de Ladário.

“A Semana do Meio Ambiente é uma semana de atividades que proporcionam conhecimento, por isso resolvemos trabalhar todas as nossas atividades nas escolas, para que esse conhecimento seja transmitidos para esses jovens e assim possamos fazer com que eles reflitam sobre as questões ambientais e os problemas presentes em nossa sociedade”, explicou Urt.

Confira a programação:
DIAS/HORÁRIOS               CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
05 de junho
segunda-feira
ATIVIDADE/TEMA PALESTRANTE LOCAL
08h30min as 09h30min Palestra: Lixo Zero Acadêmicos do Curso de Biologia da UFMS- Grupo da Thácila E. M. Francisco Mendes Sampaio
Publico alvo: 6º e 7º anos
Das 08h00min as 10h00min Gincana Ambiental: “Reciclagem em foco” Profª Dra. Priscila Tinelli Pinheiro e Acadêmicos do Curso de Direito– UFMS. E.  M. Nelson Mangabeira
Publico Alvo 5ºs  anos
08h30min as 09h30min Palestra: Promovendo a coleta seletiva por meio da educação ambiental Acadêmicos do Curso de Biologia da UFMS- Grupo da Yamara E. M. 17 de Março
Publico alvo: 6º e 7º anos
08h30min as 09h30min Palestra: Eu cuido do meu Lixo, e você? Acadêmicos do Curso de Biologia da UFMS- Grupo da Ludmyla E. M. Integral Irmã Régula