01 JUN 2023
FUNDAÇÃO DE CULTURA
Inscrições para quadrilhas juninas estão abertas, saiba como se inscrever
 A Prefeitura Municipal de Ladário por meio da Fundação de Cultura, abre as inscrições nesta quinta-feira, 01 de junho, para o Concurso de Quadrilhas Juninas 2023, que este ano terá como tema "A Tradição Continua". Esse concurso tem como objetivo fomentar, estimular e recuperar o senso de pertencimento da cultura local.

A inscrição é gratuita e direcionada a comunidade em geral. Ela pode ser feita na sede da Fundação Municipal de Cultura de Ladário, localizada na Rua Dom Pedro II, 547, no período matutino das 08h às 12h, e preencher os dados do pedido de inscrição e entregá-la, no mesmo local, até o dia 20 de junho de 2023.

Essa ficha poderá ser preenchida a mão e com letra legível, ou digitada. Em seu anexo, deverão constar os seguintes itens:
um histórico contendo informações sobre o grupo, coreógrafo e a descrição da apresentação que será executada durante o concurso; fotocópia do RG, CPF, comprovante atualizado de residência do responsável pelo grupo. Além de apresentarem uma mídia contendo a música que fará parte da coreografia e uma listagem contendo nome completo, número de documento e data de nascimento dos participantes do grupo.

De acordo com o edital 002/2023 estão aptos a participar quaisquer grupos de quadrilhas juninas, desde que possuam no mínimo 10 e máximo de 20 pares; o responsável pelo grupo deverá ter idade mínima de 18 anos; são consideradas quadrilhas juninas todas as entidades ou grupos que se apresentam de acordo com os costumes juninos regionais, observadas a originalidade e a tradição nas quadrilhas, bem como a releitura e adaptação das formas matutas nas quadrilhas estilizadas, mantendo as tradições culturais e regionais, como também será observada a manifestação cômica.

O concurso será realizado na noite do dia 22, as quadrilhas deverão estar no local da concentração com todos seus componentes, meia hora antes do horário do inicio do evento. Um representante de cada grupo deverá procurar a Comissão Organizadora para realizar o check-in e se certificar da ordem de apresentação. O sorteio será feito no dia anterior, 21 de junho, na sede da Fundação Municipal de Cultura de Ladário no período matutino, e seu resultado será divulgado nas páginas oficiais da Prefeitura Municipal de Ladário e da Fundação Municipal de Cultura.

Cada grupo terá um tempo mínimo de 10 minutos e máximo de 15 minutos para realizar sua apresentação; as músicas utilizadas deverão ser de estilo junino podendo misturar ritmos dependendo da coreografia.

A comissão organizadora do concurso de quadrilhas será composta por membros da Fundação de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, que será responsável pela formação da equipe de jurados que irão avaliar os grupos nos seguintes quesitos: coreografia, evolução, harmonia, animação, originalidade e figurino. O marcador será avaliado: Liderança, animação e sintonia com o conjunto. Para os noivos: Interpretação, Animação, Simpatia e Figurino. Para cada critério em julgamento serão atribuídas notas de cinco a dez.

Em caso de empate entre duas ou mais quadrilhas, o critério de desempate será o da maior soma obtida por quesito, obedecendo à seguinte ordem: coreografia, evolução, animação, originalidade, evolução e figurino. No caso de persistir o empate o presidente da mesa de juízes dará o voto de minerva.

Serão premiados os primeiros três primeiros colocados, sendo R$ 3.000 para o primeiro lugar, o segundo lugar recebe R$ 2.000 e R$ 1.000 para o terceiro lugar.

Acesse o edital: https://www.ladario.ms.gov.br/portal/editais/0/3/1340
Fonte: Fundação Municipal de Cultura