17 MAI 2023
Caminhada alusiva contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
 A Prefeitura Municipal de Ladário por meio da Secretaria de Assistência Social, e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizaram uma caminhada alusiva contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na tarde desta segunda-feira, 15 de maio, pela Avenida 14 de Março.

A caminhada fez parte de uma intensa programação que está sendo realizada pela Secretaria de Assistência Social, relacionada com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que é celebrado em 18 de maio, que tem como tema "Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes".

A secretária de Assistência Social, Graciele Zório, colocou que o objetivo de intensificar essas ações é informar e convidar toda a sociedade para participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. "É necessário garantir o direito a um desenvolvimento de maneira segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual. A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidades quando consideramos as relações de gêneros, de raça/etnia, de orientação sexual, classe social, os locais de moradia (rural ou urbana) e de condições econômicas e renda".

"Este ano serão trabalhadas ações através de atividades lúdicas de conscientização como o semáforo do toque, que propõe conscientizar as crianças e adolescentes de rede ensino pública e privada, de forma descontraída os cuidados com seu corpo e onde pode e não pode ser tocado sem consentimento, sejam por pessoas próximas ou não, familiares ou não", explicou Graciele que lembrou ainda que "os dados apontam que o maior índice de abuso infantil acontece por parte dos familiares ou pessoas com vínculos de proximidades com a criança".

Durante a programação foram realizadas palestras nas escolas públicas municipais nos períodos matutino e vespertino nas escolas municipais do município e a caminhada ao dia alusivo.

Para realizar denúncias estão disponibilizados vários canais:

• Disque 100
• Polícia Militar - 190
• CREAS - (67) 3226-3464
• Conselho Tutelar -  (67) 3226-4346
• Plantão Conselho Tutelar - (67) 99602-9906

O 18 de maio

O dia 18 de maio, data alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, foi instituído pela Lei nº 9.970, de 2000, sendo uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social