29 MAR 2023
SAÚDE
Sobrepeso e Obesidade é tema da “Ação interagindo pela Saúde” desta quarta-feira na Policlínica de Ladário
 A Prefeitura Municipal de Ladário, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou “Ação Interagindo pela Saúde” em alusão ao “Dia da Saúde e da Nutrição” que é comemorado no dia 31 de março. A ato foi feita na Policlínica de Ladário, localizada na rua Comandante Souza Lobo, nº 1197, no centro de Ladário.

A ação foi promovida pela equipe multiprofissional da Secretária de Saúde composta pela Nutricionista; Sarah Cordeiro, pela Psicóloga; Aline Souza e pela profissional de Educação Física; Milena Alvarenga. Participou do encontro também a integrante da equipe de Vigilância Epidemiológica; Ayrlene Vernochi. O encontro contou a presença de aproximadamente 30 (trinta) usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, que aproveitaram o momento para sanar suas dúvidas sobre alimentação saudável.

A atividade com o tema Sobrepeso e Obesidade foi escolhido pela Nutricionista Sarah Cordeiro, que conduziu a atividade, explicou que, a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde e pode desencadear diabetes mellitus, hipertensão arterial e alguns tipos de câncer. Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade.

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal acumulada. Ela pode ser causada por diversos fatores, desde uma alimentação inadequada, fatores psicológicos, ambientais, sociais e também pelo sedentarismo.

Para início da atividade, a Profissional de Educação Física, Milena Alvarenga realizou um alongamento e falou sobre a importância da atividade física na promoção da saúde. Importante destacar que o sedentarismo aumenta a incidência das doenças como hipertensão e diabetes mellitus tipo 2. “Todas as pessoas devem praticar atividades físicas regulares, caso não haja nenhuma restrição médica”, alertou.

A Nutricionista também fez um alerta sobre o consumo de alimentos ultraprocessados, que devem ser evitados, pois estes estão relacionados ao surgimento das doenças crônicas não transmissíveis. Alertou também sobre a importância de manter o peso adequado e sobre como fazer as escolhas alimentares com base em alimentos “in natura” e minimamente processados, como arroz, feijão, as proteínas e os vegetais.

Sarah também apresentou para os usuários presentes os “Dez passos para uma alimentação adequada e saudável” do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. Ao fim da atividade,  foi realizada prática educativa em grupo com perguntas e respostas relacionadas aos dez passos ensinados anteriormente e entrega de brindes.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde