19 JAN 2023
SAÚDE
“Ação Interagindo pela Saúde” realiza palestra sobre os cuidados com a Saúde Mental e Hanseníase na Policlínica
 Na manhã do dia 19 de janeiro, quinta-feira, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu continuidade a “Ação Interagindo pela Saúde”. O evento aconteceu na Policlínica, localizada na rua Comandante Souza Lobo, nº 1197, no centro de Ladário.

O encontro contou a presença de aproximadamente 15 (quinze) usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, e teve como premissa proporcionar a conscientização sobre os cuidados com a Saúde Mental e a Hanseníase.  Conforme o cronograma do calendário do SUS, o mês de janeiro trata sobre as temáticas; “Janeiro Branco: precisamos falar sobre Saúde Mental” e “Janeiro Roxo: Mês de conscientização e combate à Hanseníase”.

A ação foi promovida pela equipe multiprofissional da Secretária de Saúde composta pela Nutricionista; Sarah Cordeiro, pela Psicóloga; Aline Souza e pela profissional de Educação Física; Andreza Sumára. Participou do encontro também a integrante da equipe de Vigilância Epidemiológica; Ayrlene Vernochi e a Estagiária de Psicologia; Vanessa Auxiliadora Montenegro.

A Ayrlene deu inicio a palestra explicando sobre a Hanseníase antigamente conhecida como “Lepra”, a hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes. Explicou também que a Hanseníase tem tratamento e cura, que os remédios e os cuidados são feitos gratuitamente pela rede do SUS, o tratamento pode durar de 6 meses a 1 ano.

Em sequência, a Vanessa explicou sobre cuidados da Saúde mental, e a importância e o significado do “Janeiro Branco”, onde foi explicado aos usuários o porquê do mês escolhido; Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.

A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde