11 NOV 2022
SAÚDE
A vacina COVID-19 Pfizer-BioNTech chegará semana que vem em Ladário, venha saber a importância da imunização

Recomendação da vacina COVID-19 Pfizer-BioNTech em crianças de 6 meses a 2 anos de idade COM COMORBIDADES (2 anos, 11 meses e 29 dias).

A presente estratégia de vacinação deverá ser organizada de acordo com os quantitativos de vacinas que serão disponibilizados e adesão à vacinação, iniciando pela faixa etária de 6 meses, seguidas das faixas etárias de 1 e 2 anos de idades COM COMORBIDADE. O esquema primário será composto de três doses em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose para esta faixa etária.

Destaca-se que as crianças acima de 3 anos, já tem indicação de iniciar o esquema vacinal com o imunizante CoronaVac. Neste momento, a indicação da vacinação das crianças entre 6 meses e 2 anos de idade deverá ser seguida somente com o imunizante Pfizer, assim como de 3 e 4 anos com o imunizante CoronaVac, tendo em vista os quantitativos limitados desses imunizantes. Orienta-se que os estados e municípios reservem as doses necessárias para completar o esquema vacinal de todas as crianças que iniciarem a vacinação neste momento.

Para fins de identificação das comorbidades (Quadro 1) e, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19 - PNO, em sua 13º edição, indivíduos que fazem acompanhamento pelo SUS, poderão utilizar o cadastro já existente na sua unidade de referência, como comprovante que este faz acompanhamento da referida condição de saúde, a exemplo dos programas de acompanhamento de diabéticos. Aqueles que não estiverem cadastrados na Atenção Básica deverão apresentar um comprovante que demonstre pertencer a um dos segmentos contemplados, podendo ser utilizados laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, CPF ou CNS do usuário, assinado e carimbado, em versão original.

Quadro 1. Descrição das comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a covid-19:
Diabetes Mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente(HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo,

Doenças cardiovasculares:
Insuficiência Cardíaca(IC), Cor-pulmonales e Hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doença neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e Cirrose hepática

ATENÇÃO: Tendo em vista questões operacionais da vacinação, o esquema primário será composto de três doses em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose para esta faixa etária.

As vacinas COVID-19 do fabricante Pfizer são diferentes e apresentadas a seguir para diferentes faixas etárias. Destaca-se que a vacina utilizada para as crianças entre 6 meses e 2 anos de idade é a vacina da tampa vinho.

vacinas (1)
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde