Na tarde dessa sexta-feira, 17 de setembro, palestra com o tema “A importância da saúde mental entre os profissionais de saúde” é ministrada na Câmara Municipal de Ladário, localizada à rua Corumbá, s/n. O evento de iniciativa da Secretaria de Saúde de Ladário integra as ações do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A plateia, composta por profissionais da saúde e da assistência social do município, assistiu e interagiu com as psicólogas Eva Mateus e Genise de Paula Assada, além do médico Manoel João, palestrantes do evento.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, cada unidade de saúde do município tem realizado suas palestras educativas e de prevenção junto à comunidade. “Muitas vezes não percebemos que as pessoas que estão ao nosso lado estão sofrendo, e por esse motivo elas vem a perder a vida. Devemos nos atentar aos sorrisos, ao ‘bom dia’, enfim, aos detalhes daqueles com quem convivemos”, explicou a psicóloga Eva Mateus.

“O Setembro Amarelo é um marco para nos lembrarmos que a prevenção ao suicídio é importante e que é possível salvar as pessoas desse mal. Esse não é um problema só dos profissionais de saúde, mas de toda sociedade. A partir do momento que a pessoa escuta aquele que está sofrendo, se torna responsável por ele e pode fazer a diferença; pode salvá-lo”, ressaltou Dr. Manoel João. O atendimento em saúde mental é oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde por meio de uma equipe psicossocial, na Policlínica do município, situada à rua Comandante Souza Lobo, nº 1197, centro, em Ladário.
