12 MAI 2020
Sistema digital de diário é implantado na REME

A Rede Municipal de Ensino de Ladário passou a contar oficialmente com diário digital neste ano de 2020, administrados por Professores e Secretários Escolares em todas as suas 16 Unidades Escolares, sendo 9 Escolas e 6 Centros Municipais de Educação Infantil.
Para os professores, o ambiente de trabalho é Portal do Professor, o qual será seu instrumento de trabalho em forma de um ambiente específico para a inserção de seus dados pedagógicos, os quais possuem autonomia para inserir informações de suas aulas ministradas (conteúdo, planejamento e nota de seus alunos) bem como poderem administrar as frequências de seus alunos diariamente. Os professores também passam a contar um aplicativo, o qual pode ser feito download pela loja de aplicativos do celular, e que pode ser utilizado momentaneamente sem internet, para ser utilizado em sala de aula para a inserção de frequência e notas.
Para os Secretários Escolares, o sistema E-cidade favorece a autonomia para este profissional em cadastrar professores e alunos lotados na instituição em que atual, bem como realizar os procedimentos padrões como transferências, remanejamento de alunos entre turmas da mesma Unidade Escolar, cancelamentos de matrículas e expedição de documentos, como histórico escolar e declarações, todos disponíveis no portal.
Segundo a Secretária de Educação, Elizama Medina Reis, o professor ganha uma ferramenta valiosa, onde o mesmo pode acessar de qualquer local com acesso à internet, seu ambiente e realizar a inserção de seus dados. A mesma ressalta que os esforços foram produtivos para a construção de um sistema com interface atrativa, com menus interativos, onde o professor escolhe o que deseja trabalhar naquele momento, como lançar seus conteúdos ou cadastrar suas avaliações e lançar as notas, sem contar que enquanto informatizado, os dados podem ser reeditados quando houver algum erro, o que antes demandava considerável tempo com impressões. Hoje, temos ambientes informatizados e em tempo real, como é o caso do sistema E-Cidade, onde podemos consultar número de alunos geral e por Unidade Escolar, sem a necessidade de se deslocar até a Unidade Escolar. Elizama finaliza parabenizando todos os professores por confiarem nesta nova estrutura digital de trabalho, bem como o esforço dos mesmos em alimentar o sistema de forma precisa, bem como os Secretários Escolares, que mantem o sistema atualizado.
Os Gestores e Coordenadores Escolares também realizarão o acompanhamento dos lançamentos dos professores, através de relatórios e consultados, também, em tempo real.
Mesmo com a aulas realizadas à distância através de Atividades Pedagógicas Complementares, devido à pandemia do COVID 19, os professores realizaram a inserção dos dados das atividades, gerando notas e registros do que foi planejado, fazendo com que os alunos não perdessem seus dados escolares, onde posteriormente, serão gerados os boletins escolares.
A Secretaria Municipal de Educação atua no gerenciamento do sistema através do técnico Genival Cunha, responsável por coordenar todas as informações junto a os professores, secretários escolares e empresa, proporcionando o efetivo funcionamento do sistema.