28 AGO 2017
Reunião define prazo para apreensão de animais soltos nas ruas

Uma reunião feita esta manhã no gabinete do prefeito Carlos Ruso definiu o prazo para que os proprietários de animais de grande porte os retirem das ruas. "Temos que cumprir a lei e ela proíbe os animais na zona urbana da cidade", explicou o prefeito, preocupado com os prejuízos e os riscos que esses animais podem causar para a cidade e sua população.

Cerca de trinta proprietários de cavalos, vacas e bois estiveram presentes e discutiram uma solução que fosse viável para todos. "Ficou muito bom, bem explanado o assunto, esclarecedor, agora falta a conscientização", disse Luís das Neves. Ele tem uma carroça com a qual recolhe ferro velho para vender para a reciclagem. Luís acredita que não será difícil se adequar e acha que o maior problema é com quem cria gado bovino.

"Vou levar de volta para o sítio, mas lá está ruim de pasto", disse o produtor rural Josemar Soares. Ele tem um lote no assentamento 72, mas afirma que nesta época do ano, de estiagem, não tem muito o que o gado comer por lá. De qualquer forma, Josemar e os outros, terão 30 dias para retirar os animais da zona urbana, e vão torcer para chover dentro desse prazo.

"Eles têm trinta dias para regularizar a situação, após esses trinta dias captura, apreensão e abate desses animais", garantiu a secretária municipal de Administração, Andressa Paraquett, que coordenou a reunião. Ainda segundo ela, o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agemtrat), ficarão responsáveis pelas apreensões.

"Para o município é importante fazer a retirada dos animais das ruas, desde que não prejudique aqueles que têm os animais como modo de sobrevivência", explicou Andressa. Para ela é fácil resolver esse problema e não haverá resistência. "Eles devem manter seus animais amarrados e dentro de suas propriedades, manter os animais com o cartão de vacinação em dia e dentro das condições sanitárias sem jamais deixar os animais soltos", concluiu.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024