14 MAR 2024
EDUCAÇÃO
Cidade Empreendedora na educação: palestra 'Professor Transformador' incentiva mudança na sala de aula
Na manhã da última quarta-feira, 13 de março, a Prefeitura de Ladário, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae/MS, realizou a palestra 'Professor Transformador', voltada aos educadores da Rede Municipal de Educação - REME de Ladário. A palestra faz parte do programa Cidade Empreendedora, fruto de iniciativa do Sebrae e realizado em parceria com o Município, e aconteceu na quadra da Escola Municipal Professor João Baptista, no bairro Almirante Tamandaré.

Destinada para professores que atuam em diversas áreas do conhecimento e em diferentes níveis de escolaridade como Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além de universitários que cursam licenciatura ou pedagogia, a explanação teve o objetivo de capacitar os professores para um futuro transformador na educação. A palestra trouxe reflexões importantes sobre temáticas como a superação do medo de errar para criar ambientes inovadores em sala de aula, bem como a preparação dos estudantes para profissões do futuro.

O palestrante, Edgar Andrade, é criador do Canal Maker, do Mundo Bita, além de ter participado do reality show Batalha Makers Brasil apresentado por Marcelo Tas no Discovery Channel, em 2019. "Aprendemos desde pequenos que errar é errado. Até os três anos de idade a criança já ouviu em média mais de 10 mil 'não'. Mas é por meio da análise do erro é que tiramos os maiores aprendizados que mudam nossa perspectivas de ver o mundo", explicou Edgar.

E prossegue o ministrante, afirmando que "a postura de um professor transformador é provocar os alunos no sentido de lhes oferecer um novo olhar sobre o que é ensinado em sala de aula. O que vai mudar o ensino e aproximá-lo do futuro não é a tecnologia que se utiliza em sala, que é apenas instrumento da educação, e sim o estímulo e o modo de ensinar empregado pelo professor, que pode dar uma aula inovadora inclusive embaixo de um pé de manga".

"Essa palestra logo no início do ano foi muito positivo, pois nos ajudou a sair daqui com outra mentalidade. Sabemos que o não nós já temos e podemos muito mais do que o não; não devemos ter medo de errar e recomeçar", comentou Sirlene Mujica, professora da Escola Municipal Irmã Régula. A professor Claisiane, da mesma Unidade Educacional, afirmou que "a apresentação foi muito enriquecedora porque trabalhamos muitos projetos, nos quais incentivamos a criança a ser a grande protagonista da educação".

"No município de Ladário, mais de 3,5 mil alunos da Rede Municipal de Ensino são os futuros agentes transformadores do desenvolvimento local. Para contribuir com o trabalho de formação desses jovens, o “Professor Transformador” reuniu mais de 200 educadores da Rede Municipal aqui na Escola Municipal Professor João Baptista. O evento é mais um desdobramento do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura de Ladário, que tem a pretensão de plantar as sementes que transformarão Ladário no futuro", acrescentou Larissa Moraes, Analista Técnica do Sebrae Pantanal.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação