20 JUL 2017
FUNDAÇÃO DE CULTURA
Cultura passa por reestruturação e quer cadastrar e valorizar artistas ladarenses

Com nova gestão a partir deste mês de julho a Fundação Municipal de Cultura está passando por uma reestruturação na qual a valorização das festividades e dos artistas ladarenses são prioridades. Emerson do Vale Petzold (Neninho) assumiu a presidência da fundação e Alexandre Ohara a gerência.

A dupla pretende dar mais dinamismo ao setor que mais movimenta Ladário e é responsável por organizar festas importantes como o Carnaval, o São João Pantaneiro e a Festa da Padroeira, Nossas Senhora dos Remédios.

?Nesse primeiro momento nós queremos saber dos nossos artistas, queremos saber onde eles moram, o que estão fazendo, como estão vivendo, humanizar o relacionamento entre eles e a fundação?, disse Alexandre. ?Por isso mesmo estamos fazendo algumas visitas e solicitando que todos compareçam na fundação para refazer o cadastro que está carente de muitas informações?, afirmou.

Segundo Alexandre, não deverá haver modificações no calendário de eventos da cidade, mas haverá inclusão com o lançamento de novos modelos de produtos. Ele não adiantou o que está por vir, mas sabe-se que a intenção é, entre outras coisas, buscar junto às crianças e adolescentes, valores que possam se sobressair no setor da cultura.

Além disso, a Fundação está avançando no Plano Municipal de Cultura. Ã? como se fosse uma cartilha com o diagnóstico daquilo que deve ser feito no futuro, ou seja, os caminhos que devem ser trilhados na cultura do município.

?Esse plano já está pronto, foi muito bem elaborado e nós queremos e vamos segui-lo?, afirmou Alexandre. Entre outras coisas o plano propõe dimensões e perspectivas para a cultura. O plano é completo e contempla todos os setores culturais de Ladário, entre eles, artes plásticas, literatura, patrimônio, cultura popular, música, teatro e a participação social.

?Na verdade, queremos ressaltar nossas raízes, o que é nosso e que é bonito para se ver e para se mostrar. Queremos contar com a participação efetiva do Conselho Municipal de Cultura, com nossos artistas e com nossa gente pantaneira para valorizar ainda mais as coisas da nossa terra, coisas que chamam a atenção do mundo inteiro para uma Ladário rica em história, folclore e diversidade?, concluiu Emerson Petzold.