23 MAI 2017
Por que a Prefeitura Municipal de Ladário tirou 10 em transparência?

Nota máxima da Controladoria Geral da União (CGU) colocou Ladário no topo do ranking dos municípios sul-mato-grossenses que melhor prestam conta da utilização do dinheiro público com a população. O 10 veio coroar um trabalho que vem sendo feito pela equipe da Controladoria Geral do Município (CGM), responsável por acompanhar todos os números e divulga-los no site .

Para chegar a esse patamar, a equipe vem trabalhando de forma sistemática, sem deixar passar nenhum detalhe. É um desenvolvimento de uma equipe que desde 2013 vem almejando a transparência. "O que queríamos era disponibilizar, da melhor forma possível, todos os dados contábeis da administração ao munícipe. O 10 veio coroar esse trabalho", disse Raissa Basualdo Souza Mustafá superintendente da CGM.

O site da prefeitura funciona de forma automática, no que diz respeito à contabilidade. Toda a arrecadação é automaticamente postada assim que é contabilizada, assim como as despesas. "Nós da CGM, postamos contratos, editais de licitação e temos uma interatividade com o cidadão", afirmou Raissa. Ela se referiu ao E-SIC, que é o Sistema de Informação ao Cidadão, onde todas as dúvidas ou solicitação de informações que não estiverem disponibilizadas no site podem ser sanadas, com respostas dadas pelos servidores.

O site é completo e traz todos os detalhes das operações financeiras da prefeitura. O que é arrecadado, o que é pago para fornecedores e prestadores de serviço, a folha de pagamento, com os salários, servidor a servidor, diárias e outras despesas. Desta forma, o município chega a um patamar de prestação de contas completo com o munícipe, que tem assim maior facilidade de acompanhar e fiscalizar o que é feito com o dinheiro arrecadado que entra nos cofres públicos.

"Nós fazemos questão que o portal tenha a maior transparência possível. É assim que queríamos trabalhar e é assim que vamos trabalhar até o final desta gestão", disse o prefeito Carlos Ruso, para quem o trabalho da CGM é imprescindível para que ele possa fazer um governo transparente.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024