24 JUN 2015
Beleza e simbolismo marcam o Concurso de Andores no São João Pantaneiro

Homenageando o ato de banhar São João no Porto Ecológico no rio Paraguai, o andor do cururueiro Sebastião de Souza Brandão em sua primeira participação no evento, ganhou o Concurso de Andores em Ladário, que reuniu seis participantes na disputa realizada na noite de terça- feira, 23 de junho em Ladário.

O evento, além de marcar o final do Arraial do Banho de São João Pantaneiro, tradicional na região e participante do processo para o tombamento e transformação em Patrimônio Cultural Imaterial, tem como intuito estimular os festeiros a manter viva uma das mais marcantes características da festa, a preparação do andor junino.

Com muitas flores, em branco e vermelho, adereços inusitados, como luzes ornamentais, personagens vivos, ramos de folhagens diversas, os altares de São João chamaram a atenção do público pela beleza e o simbolismo de cada um.

"A dedicação e o cuidado que cada festeiro teve com a confecção dos andores, demonstra que eles fazem questão de cuidar desta tradição tão bonita do nosso São João Pantaneiro da qual fazem parte", comentou a presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues.

O andor que representa a paixão pelo Cururu, foi confeccionado no formato de uma viola de cocho que abrigava São João Menino. Intitulado Viva São João, na dança do cururu e siriri, o andor foi feito para realizar um sonho, "Este era meu sonho, participar do concurso de andores e este ano realizei de forma dupla esse desejo. Pude mostrar a todos a cultura ladarense de uma forma original e também ganhei o primeiro lugar, estou muito agradecido e feliz", disse emocionado Sebastião de Souza Brandão.

A comissão julgadora avaliou três quesitos: criatividade; adereços e originalidade. O primeiro lugar foi premiado com o valor de R$ 500, 00; o segundo lugar que ficou com o festeiro Lucílio de Arruda Barbosa, foi premiado com R$ 400, 00 e o terceiro, do festeiro Benedito Manoel da Conceição R$ 300, 00.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024