13 JUN 2016
ADMINISTRAÇÃO
Prefeito participa de solenidade em comemoração aos 149 anos da Retomada de Corumbá

O dia 13 de junho marca a expulsão das tropas paraguaias que ocupavam a região de Corumbá, na então província de Mato Grosso, em função da Guerra contra o Paraguai.

O capítulo histórico que aconteceu em nossa região completa em 2016, 149 anos, e por esse motivo a Prefeitura de Corumbá em parceria com 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e a participação do 6º Distrito Naval realizou cerimonia em homenagem a Retomada de Corumbá.

O prefeito José Antonio Assad e Faria participou do evento ladeado por outras autoridades civis, militares e politicas. A trineta do herói Antônio Maria Coelho, Ernestina Coelho Pauliquevis, e a pentaneta do militar que comandou a Retomada de Corumbá, Patrícia Cristina Almeida Coelho também marcaram presença no ato solene.

A cerimonia que durou cerca de 40 minutos contou com ritos tradicionais, como o hasteamento das bandeiras Nacional, do Estado e do Município; leitura de texto comemorativo; discurso do contra-almirante do 6° Distrito Naval Petronio Augusto Siqueria de Aguiar e do prefeito Paulo Duarte; homenagens ao marechal Antônio Maria Coelho; e o acompanhamento da banda do Exército Brasileiro.

Durante seu discurso, o contra-almirante, Petrônio Augusto fez menção da Batalha Naval do Riachuelo com a Retomada de Corumbá, "Em 1864 derrotamos a esquadra paraguaia e com isso, àquela ocasião, causou um problema muito sério logístico àquele País. Naquela época a comunicação, mais que nunca, era feita pelo rio Paraguai. 13 de junho de 1867, três anos depois, nós hoje estamos alegres por pisarmos em terras brasileiras. Naquela ocasião não eram. Deveriam ser, mas não eram".

Na ocasião, o comandante do 6° Distrito Naval enfatizou a importância que a população dá a datas históricas, "Gostaria como oficial general mais antigo da ativa aqui da região, parabenizar não só as prefeituras, como também o povo. Essa é uma data importantíssima e que não podemos deixar de comemorar, porque traz pensamentos importantes para desenvolver determinada área de nosso País", finalizou.