09 JUN 2016
Noite Cultural homenageia Data Magna da Marinha do Brasil

Nem mesmo o frio que predomina na região do Pantanal, conseguiu espantar o público, na noite desta quarta-feira, 08 de junho, que pôde acompanhar as apresentações culturais, em comemoração aos 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo. Se as estrelas estavam encobertas pelas nuvens, o brilho das crianças e adolescentes foi suficiente para iluminar o evento, preparado pela Prefeitura, por meio de suas Secretarias e Fundações.

O palco para o espetáculo, que foi acompanhado pelo Prefeito José Antonio Assad e Faria e a primeira dama Gisele Maria Saab Assad e Faria, assim, como o contra-almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, comandante do 6° Distrito Naval e autoridades civis e militares, foi o Pórtico da Marinha.

Os primeiros a entrarem em cena foram os alunos da Banda de Percussão João Lisboa de Macedo, composta por crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo- SCFV. Em sua apresentação, músicas da MPB e também uma homenagem à Marinha do Brasil, ao interpretarem o Hino Oficial da Marinha-Cisne Branco.

Logo em seguida foi à vez das meninas da Academia Patrícia Gonzales, que trouxeram a integração entre Brasil e Paraguai, através da dança, com "Polcas Paraguaias" e "Brasileirinho".

Dando continuidade nas apresentações, os idosos da Associação de Aposentados Pensionistas e Pessoas Idosas de Ladário-AAPPIL, levantaram o público, ao dançarem Polca Paraguaia.

Um dos momentos que mais chamou a atenção do público foi a encenação do Teatro Tesouro Pantaneiro, que tem entre seus integrantes, atores ladarenses, que fizeram uma verdadeira viagem ao passado, trazendo para o palco, a Batalha Naval do Riachuelo, guerra entre Brasil e Paraguai.

"Ver todas essas apresentações e voltar ao passado, é maravilhoso. Realmente todos estão de parabéns pela belíssima apresentação. Prefeitos vem e vão, só que o que fica cravado é a tradição. E hoje, com toda certeza, a nossa Ladário já tem incluso essas manifestações com a Marinha do Brasil, junto a sua data Magna. Uma instituição que tanto ajuda no desenvolvimento da nossa cidade. Todas essas encenações são um presente e também uma forma de agradecer pelos trabalhos, além de lembrar os nossos heróis que deram a vida para salvar a pátria", falou o prefeito José Antonio.

Para a coordenadora do Teatro Pantaneiro Cecilia de Oliveira, participar do evento remete não apenas essa viagem ao passado, mas também a satisfação de agradecer a Marinha por tudo que ela faz em Ladário.

"Estou emocionada, assim, como todos os atores, que são amigos e cresceram nessa cidade, acompanhando as ações da nossa Marinha. foram dias de pesquisa e o resultado é a nossa bela apresentação retratando a Batalha Naval do Riachuelo, onde todos nós estava os caracterizados", comentou Cecilia.

Além disso, entre as apresentações estavam o Grupo Musical e Orquestra do projeto Semear, que uma proposta, onde oferece aulas de dança, música, xadrez e natação. O projeto atende hoje, cerca de 1300 crianças e adolescentes de todo o município. São oferecidas oficinas nas modalidades de balé clássico e contemporâneo; educação musical; natação e xadrez em atividades extracurriculares. Além das oficinas, os alunos recebem o acompanhamento escolar, onde a proposta é reforçar cada vez mais o ensino as crianças e adolescentes.

Entre os bailarinos, estava o estudante Júlio Cezar Viana. Ele e sua parceira apresentaram no palco danças no ritmo Baby Street. "Estava nervoso, porém, deu tudo certo. Prestigiar e participar desse evento só nos faz crescer, digo isso na questão de aprendizagem, pois homenagear a Marinha e sua data Magna, é gratificante", contou.

Também subiram ao palco as Meninas da Cohab, Grupo Hip Hop Rei do baile, Grupo Evangélico, Kid's Dance. Ao todo envolveram aproximadamente 130 crianças, que abrilhantaram a noite especial, como foi chamada pelo contra-almirante Petronio de Aguiar.

"Foi uma noite espetacular. A Marinha do Brasil se alegra por tudo isso. Andei pesquisando, e Ladário, sim, é a única cidade do Brasil, que presta essa homenagem a nossa instituição. Já é uma tradição desse povo maravilhoso. Parabéns Ladário e também os alunos que se prestaram a essa homenagem", comentou o comandante.

Encerrando à noite, a Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais do 6° Distrito Naval de Ladário, presenteou o público, com músicas como Billie Jean, de Michael Jackson, Emoções- Roberto Carlos e Descobridor dos Sete Mares, bem como o Hino da Marinha-Cisne Branco, que não deixou ninguém parado.

Toda a apresentação foi acompanhada do show pirotécnico, onde os fogos de artifícios ajudaram a iluminar o céu de Ladário, nesta noite especial para os moradores da Pérola do Pantanal.