09 DEZ 2015
Saúde: Força tarefa continua recolhendo entulhos durante ação de combate a dengue, chikungunya e zica vírus

Só durante os três dias de campanha contra a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, a equipe das Secretarias de Saúde e Infraestrutura e Serviços Públicos, já recolheram mais de 21,450 toneladas de lixo e duas caçambas carregadas com pneus, que estavam servindo como reservatórios, contribuindo para a proliferação do mosquito Aedes Aegpty. Entre os materiais estão sofás, armários, geladeiras, camas, máquinas de lavar e vários outros tipos de móveis. A ação também conta com o apoio dos militares da Marinha e Exército Brasileiro e já visitou a região Central, Santo Antônio e Nova Aliança.

Toda a equipe percorre os Bairros de Ladário, recolhendo os entulhos em frente às casas dos moradores. Além disso, um dos trabalhos feito é o de prevenção sobre o perigo que as doenças oferecem, onde os agentes de Saúde e Endemias auxiliam os moradores, como combater o mosquito responsável por transmitir as doenças.

De acordo com a gerente de Assistência em Saúde Elis Rosangela Ribas Flor o mais importante é a colaboração dos moradores, já que o mosquito é doméstico e está dentro de casa.

"O verão chegou e o período de chuvas também, com isso o perigo aumenta. Por isso é necessário à ajuda de todos, limpem os seus quintais, a prevenção ainda é o melhor remédio contra essa guerra. Nossos profissionais estrão passando de casa em casa levando as orientações e os cuidados que cada família deve ter, bem como recolhendo os entulhos que devem ser deixados em frente às residências. Um quintal limpo já é um ótimo começo", alertou Elis.

Números

Até o momento, o município pantaneiro registrou 157 notificações, sendo apenas 07 confirmados ao longo de 2015. Esses números foram apresentados pela Secretaria de Saúde e corresponde a semana 47, onde mostra que Ladário cumpre com trabalhos preventivos relacionados às doenças.

Além dos casos notificados, a pasta apresentou Índice de Infestação Predial (IIP), equivalente ao LIRAA do Município em 1,6%%. Ou seja, é muito próximo do índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde que é de 1%.

Os bairros que apresentam maior índice da doença são Potiguá e Nova Aliança - 4,26%; Alta Floresta I e II - 3,75%; Almirante Tamandaré - 1,59%; SEAC- 1,18%; Santo Antônio, Boa Esperança, Mutirão e Parque Mangueiral apresentaram índice abaixo de 1%.

A ação ainda segue nesta quinta-feira (10) nos bairros Alta Floresta I e II e Potiguá; sexta-feira (11) a ação encerra com o Bairro Boa Esperança- Conjunto Seac, Mista Mutirão e Parque Mangueiral.