A Prefeitura Municipal de Ladário por meio do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Agência de Trânsito, realizaram uma caminhada alusiva ao 18 de maio, o “Maio Laranja”.
A caminhada começou na Escola Municipal Marquês de Tamandaré e contou com a presença dos alunos da escola e da fanfarra, participaram também os alunos da Escola Nelson Mangabeira, local onde encerrou. Foram entregues panfletos pelos bairros Nova Aliança e Alta Floresta I e II.
De acordo com a secretária de assistência social, Magna Martines, as pessoas têm medo de se envolver e isso causa a falta de proteção das crianças quando elas mais precisam.
“A nossa meta hoje quanto o dia alusivo é trabalhar com as famílias e vir para os bairros, e mostrar que o abuso acontece em qualquer lugar e com qualquer pessoa. Estamos buscando fortalecer essas famílias e mostrar que a denúncia precisa ser feita, pois é a partir da denúncia que podemos trabalhar na proteção das nossas crianças. Não podemos deixa-las em perigo”, concluiu Magna.
Campanha ‘Faça Bonito’
A Campanha ‘Faça Bonito’ é uma mobilização alusiva ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A campanha tem como símbolo uma flor, um girassol, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável. O slogan “Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais.
Você já ouviu falar sobre a campanha do 18 de maio?
Dia 18 de maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, tem como objetivo mobilizar, sensibilizar e orientar a sociedade para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Por que do dia 18?
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu carbonizado seis dias depois e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. O fato ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Por isso, 18 de maio ficou instituído como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.