10 NOV 2023
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
FOMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
TURISMO
Sebrae/MS entrega Plano de Desburocratização e discute ações de inovação para a Prefeitura de Ladário
Na última quarta-feira, 08 de novembro, a Prefeitura Municipal de Ladário recebeu do Sebrae/MS um Plano de Desburocratização com ações voltadas para tornar o processo de abertura e fechamento de empresas mais célere e eficiente, além de iniciativas que visam transformar o município em um local mais atrativo para novos empreendimentos. A entrega aconteceu no gabinete do Prefeito de Ladário, Iranil Soares.

Na ocasião, foram discutidas propostas de implantação de um núcleo de inovação dentro da Prefeitura Municipal. O município integra o Cidade Empreendedora, uma iniciativa executada pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal. O programa engloba diferentes esforços e ações para promover o desenvolvimento local e fortalecimento dos pequenos negócios. Entre as medidas dessa iniciativa em andamento no município está o estudo e a implantação do Plano de Desburocratização.

De acordo com o prefeito de Ladário, há diferentes ações em andamento para favorecer o ambiente de negócios local. “Acredito que a desburocratização vai facilitar a vida do cidadão, a vida do empresário. Eles vão ganhar agilidade em relação à documentação, na abertura de novos empreendimentos no município e vai haver repercussão na arrecadação. Quando nós facilitamos a vida do cidadão, todos ganham: o poder público, as pessoas, as empresas. Tornar a vida do empresário mais fácil para que ele queira seguir investindo em Ladário”, ressaltou o prefeito.

O analista-técnico de Políticas Públicas do Sebrae/MS, Julio Cesar da Silva, enfatizou que quando a Prefeitura Municipal dinamiza o setor econômico local, há um efeito positivo em cadeia para o emprego e a renda. “As ações foram construídas para que o município atenda todos os critérios exigidos pela Lei da Liberdade Econômica e pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Isso irá trazer mais dinamismo para a economia, fazendo com que os empresários consigam abrir o negócio de forma rápida, gerando mais empregos e renda, além de simplificar o processo para o empreendedor”, explicou o analista.

Logo após a entrega, a consultora do Sebrae/MS e contadora Eloir Trindade deu início ao treinamento de servidores da prefeitura com relação à implantação do Plano de Desburocratização. Em outra frente, a consultora Ana Carla Castelo fez reunião com o chefe do Executivo para debater a viabilidade de implantação de um núcleo de inovação dentro da administração pública municipal, uma demanda que foi gerada pelo prefeito Iranil Soares.

Dados da Receita Federal de 2023 apontam que em Ladário há cerca de 880 empreendimentos entre Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI). Isso corresponde a 84% da densidade empresarial.