25 OUT 2023
FUNDAÇÃO DE CULTURA
Devotos prestigiam e se fazem presentes durante as comemorações da Padroeira de Ladário
De 15 a 24 de outubro, aconteceu em Ladário a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, que é considerada a Padroeira do Município. Durante a última semana aconteceram récitas, carreata, ciclo de romaria, procissão luminosa, finalizando com a Santa Missa e shows musicais que ocorreram no palco montado na praça do Santuário - Coração de Nossa Senhora, no centro de Ladário. Tudo acompanhado de perto e com muita fé pelos devotos, e que com o apoio da Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação Municipal de Cultura.

A comemoração da Padroeira de Ladário, Nossa Senhora dos Remédios, é um evento anual repleto de devoção e celebração. O dia começa com uma alvorada festiva, marcando o início das festividades. Os fiéis se reúnem para récita do terço e, em seguida, participam de uma santa missa, seguida por um café da manhã compartilhado, promovendo a união entre a comunidade.

Ao longo do dia, missas e récitas do terço são realizadas, proporcionando momentos de reflexão e oração para os participantes. O ápice da celebração ocorre no início da noite, com uma missa campal que esse ano atraiu 20 mil pessoas. Durante essa missa, Nossa Senhora dos Remédios é coroada, um momento de grande significado religioso.

Após a coroação, uma procissão luminosa percorre várias ruas de Ladário, iluminando a cidade e demonstrando a devoção dos fiéis à padroeira. O Prefeito de Ladário, Iranil Soares, destaca a profunda fé que as pessoas têm em Nossa Senhora dos Remédios e acredita nas bênçãos que ela pode proporcionar à comunidade.

O Diretor Presidente da Fundação de Cultura, Lucas Navarro afirmou que com a bênção de Nossa Senhora dos Remédios, "conseguimos realizar um grande evento com zero ocorrências e muita alegria, digna do povo ladrense. O investimento em cultura movimenta a economia, fortalece a nossa identidade e perpetua nossa história".

A celebração também incluiu a expressão da fé por meio da música, com o cantor Davidson Silva transmitindo a palavra de Deus em suas canções. Para encerrar a noite com chave de ouro, a dupla campo-grandense Munhoz e Mariano emocionou o público presente com seus sucessos e novas músicas, adicionando um toque especial de entretenimento à celebração religiosa.

Essa comemoração anual não apenas fortalece os laços da comunidade ladarense, mas também demonstra a importância da fé e da devoção a Nossa Senhora dos Remédios, tornando-se um evento marcante no calendário da cidade de Ladário.

A Santa

Nossa Senhora dos Remédios é uma devoção mariana. Foi trazida para Portugal por religiosos franceses da Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade, que estiveram em Lisboa no século XIII.

Esta ordem, fundada com o objetivo de resgatar os cristãos cativos no Oriente, não dispunha de recursos financeiros para realizar o seu objetivo. Apareceu então Nossa Senhora aos seus fundadores, São João da Mata e São Félix de Valois, entregando-lhes uma bolsa cheia de dinheiro, concedendo-lhes desse modo o "remédio" para o seu problema.

Desde então, a Virgem ganhou o título de Nossa Senhora dos Remédios, tornando-se a padroeira desta ordem. Com a difusão desta devoção pela Europa, 900 mil prisioneiros foram libertados até o século XVIII.
Fonte: Fundação Municipal de Cultura